Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Aspectos socioculturais e ambientais que podem influenciar na ocorrência de doenças parasitárias em comunidades indígenas Shuar, Equador
    (UFVJM, 2018) Freitas, Kamila Cristina de; Paes, Silvia Regina; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paes, Silvia Regina; Dias, Ana Catarina Perez; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima
    A palavra "Shuar" significa "povo" "pessoa" e é usado pela maioria dos povos indígenas que habitam a alta floresta equatoriana, nas províncias de Morona Santiago. A concepção do mundo Shuar, sua organização econômica e social, foi reforçada em esfera mítica-religiosa, viviando em um mundo de equilíbrio entre o homem-natureza. Objetivou-se estudar e investigar aspectos socioculturais e ambientais que podem influenciar na ocorrência das enteroparasitoses na comunidade indígenas Shuar do Equador. A pesquisa foi do tipo exploratório observacional. O método utilizado para seu desenvolvimento caracterizou-se pela abordagem de carácter qualitativo, por Saldaña, 2009 e Bardin, 2016, pela compreensão das entrevistas realizadas ao risco à saúde. Também foram realizadas atividades lúdicas para crianças nas três escolas indígenas e confecção de uma cartilha para docentes , bem como foi realizado o georreferenciamento das localidades, da captação e da distribuição d‟água. Em todas as etapas foram realizadas exploração ativa dos aspectos socioculturais e ambientais no processo saúde-doença. Constatou-se que o conhecimento dos alunos entrevistados sobre as doenças parasitárias e os cuidados que estes devem ter com a prevenção foram considerados gerais. Os usos das atividades lúdicas promoveram junto aos alunos o desenvolvimento de um processo cognitivo que favoreceu a aquisição do conhecimento e aprendizagem significativa. Conclui-se que a cultura local não é a causa das infecções, sendo a causa central as mudanças socioeconômicas e ambientais dentro e em torno dessas comunidades. E assim, por todas as comunidades indígenas Shuar serem banhado por rios e por não possuírem tratamento de água e rede de esgoto, se faz urgente que as escolas e a secretária de saúde busquem medidas para melhoria do ensino em saúde e melhoria da estrutura das comunidades, para que possa diminuir o número de infecções por parasitarias.