Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Fitossociologia de plantas daninhas em cultivos olerícolas sob diferentes formas de manejo de adubação
    (UFVJM, 2018) Freitas, Elis Marina de; Andrade Júnior, Valter Carvalho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade Júnior, Valter Carvalho de; Ferreira, Evander Alves; Azevedo, Alcinei Místico; Fialho, Cíntia Maria Teixeira
    Poucos trabalhos foram desenvolvidos para compreender a dinâmica populacional de plantas daninhas em função de diferentes sistemas de manejos de adubação no cultivo de espécies olerícolas. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi avaliar as alterações da comunidade de plantas daninhas em função de diferentes sistemas de manejo de adubação do solo, por meio de análises fitossociológicas, nas culturas de alface e cenoura. Os estudos foram conduzidos no setor de Olericultura da UFVJM, no município de Diamantina, MG. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com oito tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos, referentes aos diferentes manejos de adubação, foram: Convencional; Com Plantas Daninhas; Sem Plantas Daninhas; Composto; Crotalária; Crotalária mais Composto; e Lab-Lab e Lab-Lab + Composto. Durante o ciclo das culturas cultivadas, alface e cenoura, foram coletadas mais de 3.000 espécimes de plantas daninhas, representadas por 25 espécies, distribuídas em 11 famílias, 88% dicotiledôneas e 22% monocotiledôneas. As famílias de plantas daninhas com maior índice de valor de importância (IVI) em todos os estádios de coleta foram Asteraceae, Brassicaceae e Poaceae. Já as espécies com maiores representatividade na área foram Eleusine indica, Cyperus rotundus L., Galinsoga parviflora, Richardia brasiliensis, Oxalis latifólia, Cynodon dactylon e Conyza canadensis, destacando-se entre elas, com maior densidade de plantas, C. rotundus. Observou-se de acordo com as épocas de avaliação fitossociológicas decréscimo na densidade populacional de plantas daninhas ao longo do período experimental. E apesar da grande diversidade de plantas daninhas no ecossistema, as diferentes formas de adubação com plantas de cobertura foram capazes de promover modificações na comunidade das plantas daninhas.