Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Defeitos de esmalte em dentes decíduos: prevalência e fatores associados.
    (UFVJM, 2011) Faria, Patrícia Corrêa de; Ramos-Jorge, Maria Letícia; Riul, Tânia Regina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Jorge, Maria Letícia Ramos
    Os estudos sobre o desenvolvimento de defeitos de esmalte e a associação com as condições natais e pós-natais ainda são escassos. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de defeitos de esmalte em dentes decíduos e verificar se prematuridade, peso ao nascimento e variáveis sociodemográficas podem estar associados a tais defeitos. Foi realizado um estudo transversal com 381 crianças com idade entre 3 e 5 anos. Os dados foram coletados através de exame clínico e entrevistas com os pais durante Campanha Nacional de Vacinação. O diagnóstico dos defeitos de esmalte foi realizado utilizando-se o Developmental Defects of Enamel Index (DDE Index). Através de entrevista foram coletadas informações sobre aspectos sociodemográficos, gestação, peso ao nascimento, prematuridade da criança e amamentação. A análise dos dados foi realizada utilizando-se o programa SPSS for Windows 17.0 e incluiu a distribuição de frequência, testes qui-quadrado e Exato de Fisher e regressão de Poisson. A prevalência de defeito de esmalte foi de 29,9% e a opacidade demarcada foi o tipo de defeito mais frequente. Crianças com peso muito baixo ao nascimento apresentam mais chance de desenvolver defeitos de esmalte [RP (IC95%) = 2,7 (1,66-4,61)]. A prematuridade e as variáveis sociodemográficas não foram fatores associados aos defeitos de esmalte. Crianças com peso muito baixo ao nascimento apresentaram maior prevalência de defeitos de esmalte nos dentes decíduos.