Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Qualidade de vida relacionada à saúde bucal de adolescentes escolares: análise baseada em dois instrumentos
    (UFVJM, 2023) Duarte Rodrigues, Lucas; Ramos Jorge, Maria Letícia; Ferreira, Fernanda de Oliveira; Marques, Leandro Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Com base na mudança de paradigma para uma abordagem biopsicossocial centrada no indivíduo, a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) tornou-se um fator-chave em estudos clínicos. Determinar o propósito específico da avaliação QVRSB, uma vez que as aplicações de pesquisa podem variar, torna-se decisivo para a seleção adequada das medidas de avaliação. O objetivo deste estudo foi comparar a avaliação do impacto negativo da saúde bucal na qualidade de vida de adolescentes escolares por meio de dois instrumentos, o PIDAQ e o CPQ11-14. Trata-se de um estudo transversal incluindo 411 estudantes entre 12 e 19 anos de idade da cidade de Diamantina, MG. Exame clínico foi realizado por 2 examinadores em ambiente escolar, com o auxílio de espelho clínico, uso de espátula de madeira e sonda milimetrada, para avaliar discrepâncias oclusais. Foram avaliadas condições clínicas como cárie dentária, maloclusão, defeitos de esmalte, fluorose, provável bruxismo do sono, trauma dental, respiração predominante e o uso de aparelho ortodôntico. A QVRSB foi avaliada por meio da aplicação autoadministrada de dois instrumentos, PIDAQ e CPQ11-14. Questionário sociodemográfico e econômico foi direcionado aos pais/responsáveis dos escolares. Análises descritiva e estatística dos dados foram realizadas. Testes Qui-quadrado, associação de tendência linear e Regressão logística binária com variância robusta foram realizados. A Regressão logística binária identificou as variáveis presença de aparelho ortodôntico, consequências clínicas da cárie não-tratada, apinhamento dentário, desalinhamento superior, sobremordida profunda e respiração bucal e baixa renda como fatores preditores para o impacto negativo da QVRSB em adolescentes por meio do PIDAQ. Já o CPQ11-14 discriminou como fatores determinantes para um impacto negativo na QVRSB o as consequências clínicas da cárie não tratada, overjet inferior, respiração bucal e sexo feminino. Conclui-se que os instrumentos de avaliação do impacto da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal, PIDAQ e CPQ11-14, identificaram de formas distintas o impacto negativo dos problemas bucais na qualidade de vida dos adolescentes escolares. Apesar de discriminarem alguns fatores determinantes de modo semelhante, cada instrumento foi capaz de detectar outros fatores preditores individualmente.