Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Desempenho, características de carcaça e da carne de bovinos confinados de diferentes grupos genéticos
    (UFVJM, 2013) Diniz, Frederico Borba; Villela, Severino Delmar Junqueira; Mourthé, Mário Henrique França; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Avaliaram-se as características de desempenho de 48 bovinos inteiros dos grupos genéticos Guzerá, F1Guzerá x Holandês (Guzolando), F1 Guzerá x Nelore (Guzonel) e F1 ½ Simental + ¼ Guzerá + ¼ Nelore (Tricross) com idade média de vinte meses e peso corporal médio de 386,45 ± 9,7 kg; 395,25 ± 14,2 kg; 435,07 ± 20,5 kg e 461,59 ± 11,7 kg, respectivamente. Os animais foram confinados por 83 dias, com dieta a base de silagem de sorgo e o concentrado (50: 50). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado. Os animais Guzolando apresentaram ganho de peso diário semelhante ao dos grupos Tricross e Guzerá e superior aos animais Guzonel. Os animais Guzonel apresentaram menores ganhos de peso total, porém não houve diferença na eficiência alimentar e conversão alimentar entre os grupos. O consumo de matéria seca foi menor para o grupo Guzerá e igual entre os demais grupamentos; o consumo de matéria seca em relação ao peso corporal foi menor no grupo Tricross. Para as características de carcaça, foram abatidos dezoito animais, sendo seis Guzolando, seis Guzonel e seis Tricross. O grupo Tricross apresentou melhor eficiência biológica (EB) e maior ganho de peso de carcaça do que os demais grupos genéticos. O rendimento de carcaças quente e fria foi menor para o grupo Guzolando e semelhante entre os grupos Tricross e Guzonel. Não houve diferença entre os grupos para as perdas por resfriamento e proporção do traseiro. O grupo Tricross apresentou maiores rendimentos de costela e contrafilé e menores para o de filé mignon que os demais grupos. O grupo Guzonel foi superior para os rendimentos de alcatra completa e alcatra. Houve semelhança entre os grupos para os rendimentos dos cortes fraldinha, coxão, maminha, lagarto e picanha. Para os componentes não integrantes da carcaça, o grupo Guzonel apresentou maior rendimento de couro; o Guzolando, maior rendimento de fígado e o Tricross, menor rendimento de patas. Não houve diferença no rendimento de cabeça, língua, pulmão e traquéia, baço, coração e rabo entre os grupos genéticos. Para qualidade da carne, a análise das variáveis foi feita em amostras do Longíssimus dorsi retirados entre a 12a e a 13a costela de cada animal. Os animais Tricross apresentaram maior área de olho-de-lombo e profundidade do que os demais cruzamentos, não havendo diferença no comprimento entre os grupos genéticos e na espessura de gordura subcutânea. A força de cisalhamento foi maior para os animais Guzonel comparada aos Guzolando, entretanto foi semelhante aos animais Tricross. Os valores para pH, capacidade de retenção de água e características de coloração da carne foram semelhantes entre os grupos genéticos. Os animais do grupo Tricross foram mais eficientes em direcionar alimentos em carcaça. Os grupos foram equivalentes em produzir cortes cárneos de valor comercial e nos componentes não-integrantes de carcaça, porém os animais Guzolando apresentaram a carne mais macia.