Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    A construção da identidade profissional docente por professores bacharéis que atuam no ensino superior na UFMG – Campus Montes Claros
    (UFVJM, 2020) Dias, Maria Isabel Alencar; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Ramalho, Mara Lúcia; Allain, Luciana Resende; Augusto, Helder dos Anjos
    O desenvolvimento do Ensino Superior no Brasil, e, consequentemente, o aumento do número de docentes bacharéis atuando nesta modalidade de ensino, motivou a realização desta pesquisa, que apresenta como tema a construção da identidade profissional docente por professores bacharéis que atuam no Ensino Superior. Conquanto, objetivou-se analisar, na perspectiva dos professores bacharéis dos cursos de graduação da UFMG – Campus Montes Claros, o processo de construção de sua identidade profissional docente. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, que teve como principal instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada. Na sequência, fundamentada por Bardin (2009) e Franco (2018), a análise de conteúdo foi o método utilizado para realizar a interpretação e inferência dos dados obtidos nas entrevistas. Constituíram-se como sujeitos desta pesquisa, dez professores, todos com formação inicial em cursos de bacharelado e pós-graduação em áreas distintas do conhecimento. Dentre os autores utilizados para ancorar o referencial teórico, destacam-se Ciampa (1984; 2005), Dubar (2005; 2006), Hall (2014; 2019), Nóvoa (2000), Pimenta (2012), Silva (2014), Shulman (2015) e Tardif (2012). A concepção de identidade adotada neste trabalho é a defendida por Stuart Hall. Os dados produzidos se encontram organizados com base nas seguintes categorias: Categoria i: Saberes docentes; Categoria ii: História de vida; Categoria iii: A inserção na Universidade e o perfil do estudante; Categoria iv: Alguns desafios e possibilidades – a realidade em sala de aula e Categoria v: Crenças sobre identidade profissional docente. A análise destas categorias evidenciou que a construção da identidade profissional docente se dá por meio da mobilização de saberes originários da formação profissional e das experiências vivenciadas na prática cotidiana da docência, que foram se constituindo em saberes específicos da docência. Além desses, aspectos da história de vida dos docentes, das representações, valores, crenças, angústias e anseios, também se constituem elementos constitutivos dessa identidade, que se apresenta em constante formação. Como produto educacional, apresento a proposta de realização de uma Roda de Conversa com os docentes do ICA/UFMG, a fim de que os resultados desta dissertação sejam compartilhados e retornados à comunidade acadêmica.