Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Planos nutricionais com suplementação de protease em dietas de frangos de corte
    (UFVJM, 2011) Dessimoni, Gabriel Villela; Moreira, Joerley; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Moreira, Joerley; Bertechini, Antônio Gilberto; Pires, Aldrin Vieira
    Este trabalho objetivou em avaliar o efeito da suplementação de protease em dietas de frangos de corte, balanceadas com diferentes planos nutricionais, seguindo duas recomendações nutricionais diferentes, com reduções nos teores de aminoácidos digestíveis (lisina, metionina e treonina) das dietas. Foram utilizados 1440 pintos de corte, machos, Cobb-500, distribuídos segundo um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x2, sendo quatro planos nutricionais (reduções de aminoácidos das dietas com base na digestibilidade dos ingredientes usados quando se utiliza protease) e de acordo com duas recomendações nutricionais (Rostagno et al. (2005) e Manual Cobb-500 (2008)), em dietas a base de milho, farelo de soja e farinha de carne e ossos. Não foram observadas diferenças significativas no desempenho e rendimento de carcaça e cortes das aves para os planos nutricionais avaliados. Os resultados observados mostraram que a suplementação da protease, equilibrou o desempenho das aves, indicando que pode reduzir o teor de aminoácidos da dieta considerando uma digestibilidade total dos ingredientes em até 40% superior a real quando se utiliza suplementação enzimática com protease. As aves alimentadas de acordo com as recomendações nutricionais de Rostagno et al. (2005) apresentaram um melhor desempenho quando comparadas com as aves alimentadas de acordo com as recomendações do Manual Cobb-500 (2008), embora as aves não tenham apresentado rendimento de carcaça e cortes diferentes.