Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Sensibilidade a herbicidas de mudas de abacaxizeiro ‘Imperial’ associadas com Piriformospora indica.
    (2013) Cruz, Lana Ivone Barreto; Cruz, Maria do Céu Monteiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cruz, Maria do Céu Monteiro; Santos, José Barbosa dos; Ferreira, Evander Alves; Rufini, José Carlos Moraes
    A baixa oferta de mudas sadias e com qualidade tem sido um obstáculo para o crescimento da abacaxicultura no Brasil. A formação de mudas provenientes da cultura de tecidos vem sendo apontada como a possibilidade de se obter alta quantidade de mudas e assegurar a sanidade das mesmas. Porém, na micropropagação, as mudas necessitam de um período de aclimatização, o que aumenta o tempo para a sua formação. A utilização de fungos micorrízicos pode ser a alternativa na redução do tempo de produção de mudas, porque eles podem otimizar o sistema radicular na absorção de água e nutrientes. Após o plantio das mudas em campo, o manejo de plantas daninhas é uma prática indispensável na abacaxicultura, visto que as espécies competidoras apresentam rápido crescimento e interferem negativamente no crescimento da planta. Entre os métodos de controle, a aplicação de herbicidas tem sido o mais utilizado, por se tratar de uma prática eficiente e que não danifica o sistema radicular da cultura. Diante disso, esta pesquisa foi realizada com objetivo de avaliar a associação do fungo Piriformospora indica com mudas de abacaxizeiro micropropagadas em cultivo com a aplicação de herbicidas em pré-emergência e determinar o crescimento e a absorção de nutrientes das mudas micorrizadas. Avaliou-se o crescimento in vitro de fungo P. indica em meio de cultura com aplicação dos herbicidas ametryn, diuron e sulfentrazone. Posteriormente, as mudas micropropagadas de abacaxizeiro foram inoculadas com fungo P. indica e plantadas em substrato tratado com os herbicidas ametryn, diuron e sulfentrazone. Avaliaram-se a colonização micorrízica, a fluorescência da clorofila a, os teores de nutrientes foliares e o crescimento das mudas. Os dados foram submetidos à análise de variância, regressão polinomial e comparação de médias, a 5% de probabilidade. No cultivo in vitro, o diuron inibiu o crescimento do fungo P. indica em todas as doses testadas. O ametryn, até a dose equivalente a 2,48 L ha-1 e o sulfentrazone, até a dose 1,6 L ha-1, não interferiram no crescimento do fungo P. indica. Foi observada a associação do P. indica com as mudas de abacaxizeiro ‘Imperial’ com a aplicação de todos os herbicidas. As mudas associadas com o fungo apresentaram maiores teores de nutrientes e crescimento. A aplicação dos herbicidas em doses elevadas interferiu no crescimento e na absorção de nutrientes pelas mudas de abacaxizeiro micorrizadas.