Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Fatores associados ao estado periapical de dentes tratados endodonticamente: um enfoque multidisciplinar.
    (UFVJM, 2012) Costa, George Moreira; Soares, Janir Alves; Gonçalves, Patrícia Furtado; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Soares, Janir Alves; Silveira, Frank Ferreira; Soares, Suelleng Maria Cunha Santos
    O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da qualidade do tratamento de canal radicular (TCR), de fatores relacionados à restauração coronária (RC), lesões por cárie e parâmetros clínicos periodontais no estado periapical de dentes tratados endodonticamente. Os pacientes foram tratados por estudantes de graduação na Clínica de Endodontia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, entre o período de 2004 a 2009. A reavaliação clínica e radiográfica foi realizada entre Setembro de 2010 e Fevereiro de 2011. Foram coletados dados contidos nos prontuários odontológicos (idade, gênero, dente tratado, estado periapical pré-operatório, tipo de tratamento, técnicas de instrumentação e obturação empregadas, radiografia final da obturação e tipo de restauração coronária). Clinicamente, foram considerados fatores relacionados a sinais e sintomas endodônticos, lesões por cárie, RC e parâmetros periodontais. Radiograficamente avaliou-se o estado periapical, lesões por cárie, RC e pino intrarradicular. Os resultados foram analisados estatisticamente usando os testes qui-quadrado de Pearson, exato de Fisher, McNemar e regressão logística bivariada e multivariada (p<0,05). Foram reavaliados 122 pacientes após período de acompanhamento de 12 a 66 (37,7±16,4) meses, e estes apresentaram 154 dentes tratados endodonticamente. Os dados foram organizados e analisados conforme o desenho de estudo e variáveis estudadas, sendo apresentados em dois artigos científicos. No geral a taxa de sucesso clínico-radiográfico do TCR foi de 73,4%. No estudo longitudinal observou-se frequências elevadas de obturações perfeitas (41,6%) e satisfatórias (46,1%) e frequência reduzida de obturações deficientes (12,3%). A qualidade das obturações e das restaurações coronárias, analisadas isoladamente, influenciou no sucesso clínico-radiográfico (p<0,05); a presença de prévia lesão periapical (OR=10,24; IC=3,15-33,22) foi o fator decisivo para o insucesso do tratamento. No estudo transversal observou-se que a presença de lesões por cárie (p=0,017), sangramento gengival à sondagem (p=0,043) e mobilidade dentária (p=0,022) foram os fatores associados ao insucesso do TCR. As outras variáveis relacionadas às lesões por cárie, RC, qualidade da obturação e parâmetros clínicos periodontais, não influenciaram no insucesso do tratamento (p>0,05). Concluiu-se que, no estudo longitudinal, o prévio estado periapical foi o principal fator que influenciou o prognóstico do TCR e, no estudo transversal, a presença de lesões por cárie e aspectos periodontais influenciaram negativamente no estado periapical dos dentes tratados endodonticamente.