Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    A saúde coletiva na formação profissional em odontologia: percepção de acadêmicos
    (UFVJM, 2013) Corrêa, Patrícia Maria Lopes Rocha; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Miranda, João Luiz de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vale, Maria Júlia Andrade; Miranda, João Luiz de; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos
    Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção acadêmica do aluno de graduação em odontologia sobre a saúde coletiva, a sua formação profissional em saúde coletiva e a sua perspectiva em trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados nos meses de fevereiro a abril de 2013, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas, transcritas, submetidas à analise de conteúdo do tipo temática e discutidas à luz de alguns estudiosos do assunto. Contou com a colaboração de treze acadêmicos de graduação em odontologia de uma instituição pública de ensino dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Em relação à percepção sobre saúde coletiva, foi possível identificar três categorias: a saúde coletiva como atendimento à comunidade; a saúde coletiva como prevenção e a saúde coletiva como área interdisciplinar. Quanto à formação profissional, os acadêmicos ressaltaram a distância entre a teoria apresentada no curso e a prática no serviço público; bem como a estrutura curricular vigente, direcionando a formação para o consultório particular. Para alguns desses acadêmicos, trabalhar no SUS está associado a: oportunidade para adquirir experiência e necessidade financeira; compromisso com a saúde coletiva e articular o serviço público com o serviço privado. E, para outros, o SUS não se apresenta como campo profissional. A pesquisa revela a necessidade de oferecer uma formação em saúde coletiva estruturada a partir do cuidado coletivo com a saúde, para que o aluno possa conhecer e refletir o que é na atualidade a saúde coletiva e o SUS, bem como o caminho que se faz através de integração efetiva entre ensino-serviço, articulando políticas de educação e políticas de saúde, adequando os novos egressos às necessidades sociais da população.