Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Diagnóstico da qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Mucuri
    (UFVJM, 2016) Corrêa, Luís Ricardo de Souza; Rodrigues, Jairo Lisboa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Jairo Lisboa; Dias, Herly Carlos Teixeira; Bomfeti, Cleide Aparecida
    Reconhecer a importância da água para a vida é um passo importante para a mudança de atitude. Porém, conhecer como está a qualidade da mesma é fundamental para que se possa agir de forma mais eficaz. Os corpos d’água estão suscetíveis à contaminação física, química e/ou biológica, sendo que a contaminação pode ter origem natural ou antrópica. A perda de qualidade da água pode afetar a saúde humana, o desenvolvimento de atividades industriais e agrícolas, a realização de atividades recreativas, entre outras. A bacia hidrográfica do rio Mucuri-MG é uma região com poucos estudos na temática da qualidade da água, sendo necessários estudos com esta temática. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo realizar diagnóstico da qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Mucuri, visando gerar informações para futuros processos de monitoramento, planejamento e gestão dos recursos hídricos. Para isso, foram realizadas análises físico-químicas, químicas e toxicológicas, além da busca de dados secundários para relacionar com os resultados obtidos. Foram coletadas amostras de água superficial de 19 pontos, localizados nos principais rios e córregos da bacia. Em cada ponto foram feitas 3 coletas, durante os anos de 2015 e 1016. Foi feita a determinação dos principais parâmetros físico-químicos e a determinação de metais e semi-metais, além do Teste Allium cepa (Teste de genotoxicidade e citotoxicidade). Dentre os parâmetros analisados a condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, Alumínio, Cobre, Ferro e Fósforo apresentaram em determinados pontos, valores acima do estabelecido pela resolução CONAMA (357 de 2005). Em relação a análise toxicológica, nenhum ponto apresentou potencial de citotoxicidade e genotoxicidade. Na análise a partir da bacia hidrográfica, as sub-bacias do rio Pavão e rio Todos os Santos e o ponto do rio Mucuri localizado a montante da cidade de Mucuri – BA apresentaram, nos dois períodos de amostragem, maior número de parâmetros em desacordo com a resolução. As sub-bacias do Mucuri do Sul e no rio Mucuri na região do distrito de Maravilhas, na cidade de Teófilo Otoni, não apresentaram nenhum parâmetro em desacordo com a resolução. A partir de análises de dados secundários foi possível identificar as fragilidades e potencialidades em relação às questões políticas, sociais, econômicas, ambientais e as referentes aos recursos humanos, técnicos e financeiros, presentes nos municípios da bacia e verificou-se enormes fragilidades nestes aspectos. Como a bacia hidrográfica é um ambiente complexo de inter-relações e interdependências, a melhoria da qualidade da água, passa também pela melhoria dos aspectos citados acima.