Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    O cotidiano das internas da Escola Normal Rural Regional Dom Joaquim Silvério de Souza na década de 1950
    (UFVJM, 2020) Cordeiro, Renata Maria Moreira da Silva; Pires, Herton Helder Rocha; Dias, João Victor Leite; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pires, Herton Helder Rocha; Fernandes, Daisy de Rezende Figueiredo; Morais, Harriman Aley; Pinto, Helder de Moraes
    A Escola Normal Rural Regional Dom Joaquim Silvério de Souza, instalada no distrito de Conselheiro Mata, no município de Diamantina, tinha como objetivo formar professoras primárias para a educação rural na década de 1950. A Escola tinha como proposta a formação completa das alunas, desenvolvendo desde sua capacidade intelectual até a construção de hábitos, com o objetivo de ampliar o universo cultural das mesmas, preconizando o seu retorno ao meio rural. Tendo em vista o diferencial da metodologia utilizada, essa dissertação buscou entender como era a rotina das alunas frente a uma proposta que trazia inovações pedagógicas na sua prática no período de 1950 a 1954. Com essa finalidade, o trabalho foi dividido em três capítulos. O primeiro apresentou uma reflexão sobre a formação das alunas e as práticas pedagógicas utilizadas na escola, baseada em quatro pesquisas com temas concernentes à Instituição, permitindo entender também o contexto da implantação da mesma. Foram identificadas e analisadas 14 categorias de práticas, onde o trabalho em equipe era a base do desenvolvimento de todas. O segundo buscou o conhecimento e entendimento do cotidiano das alunas, baseado nos diários, que eram o registro das atividades rotineiras, escritos pelas alunas e considerados parte de uma prática pedagógica inovadora. Constatou-se uma rotina de afazeres e horários rígidos, divididos entre tarefas escolares, domésticas e extraclasse, bem como a presença da fé no dia a dia da Instituição. Por fim, o terceiro capítulo dispõe sobre depoimentos de ex-alunas do educandário, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, onde as informações contidas nos diários foram reafirmadas e/ou complementadas, além de revelar algumas particularidades até então não registradas, principalmente relacionadas à saúde. Pela análise de conteúdo dos relatos, foi percebido oito categorias de falas de sentido comum, onde algumas ratificavam a preocupação da escola com aspectos de saúde das próprias alunas e do aprendizado, uma vez que seriam responsáveis pela melhoria de vida do meio rural por meio da educação e da saúde.