Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Informações verbais associadas à demonstração clínica para mães não são mais eficazes que informações escritas na redução do biofilme dental em crianças de 1 a 4 anos de idade
    (UFVJM, 2015) Coelho, Valéria Silveira; Ramos-Jorge, Maria Letícia; Ramos-Jorge, Joana; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Martins, Carolina de Castro; Oliveira, Simone Gomes Dias de
    Apesar de não existir evidência científica de que a higiene bucal satisfatória reduz a experiência de cárie dentária, também não existe evidência suficiente para condenar o valor da higiene bucal como medida preventiva. Além disso, não há dúvida de que o adequado controle de biofilme dental é a medida mais importante para prevenir doença periodontal. A instrução de higiene bucal é a base dos programas coletivos e individuais de prevenção da cárie dentária e da doença periodontal em crianças. O objetivo do presente estudo foi comparar dois métodos (informações verbais associadas à demonstração clínica e informações escritas) de orientação em higiene bucal fornecidos a mães na redução de biofilme dental em seus filhos de 1 a 4 anos de idade. Realizou-se um ensaio clínico randomizado paralelo simples cego com 84 crianças (42 alocadas aleatoriamente no grupo I e 42 alocadas aleatoriamente no grupo II). No grupo I – informações verbais associadas a demonstração clínica - o profissional leu um panfleto com instruções de higiene bucal e, em seguida, essas instruções foram praticadas durante a higienização da criança pelo profissional com a observação da mãe. No grupo II - informações escritas - foi entregue um panfleto com instruções de higiene bucal e solicitou-se à mãe para lê-lo antes da escovação noturna, diariamente. Foram coletadas informações relativas aos aspectos sociodemográficos e também relacionados à frequência e início da escovação da criança pela mãe. Os participantes foram examinados no baseline e uma semana após as instruções pelo índice de biofilme dental Turesky-Quigley-Hein. Para a análise dos dados, empregou-se testes qui-quadrado mann-whitney e wilcoxon (p<0,05). Verificou-se que os dois grupos foram semelhantes em relação às características sociodemográficas e quanto aos hábitos de higiene bucal no baseline (p>0,05). A quantidade de biofilme dental entre os dois grupos no baseline foi semelhante (grupo I – mediana = 0,27 e grupo II mediana = 0,30; p=0,771). Ambos os métodos empregados melhoraram significativamente o acúmulo de biofilme após uma semana. Uma diferença estatisticamente significativa foi observada intra-grupo quanto ao acúmulo de biofilme antes e após a aplicação da técnica de instrução de higiene bucal às mães (grupo I; p = 0,002 e grupo II; p <0,001) . Não houve diferença na quantidade de biofilme entre os dois grupos após a aplicação das técnicas (grupo I – mediana = 0,13 e grupo II mediana = 0,08; p= 0,805). Os métodos de orientação fornecidos às mães possuíram eficácia equivalente na redução do biofilme de seus filhos.