Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    Longitudinal data assessment of global stability index in kale leaves
    (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", 2016-Jan-Feb) Azevedo, Alcinei Mistico; Andrade Júnior, Valter Carvalho de; Pedrosa, Carlos Enrrik; Valadares, Nermy Ribeiro; Ferreira, Marcos Aurélio Miranda; Cecon, Paulo Roberto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Thumbnail Image
    Item
    Structural and productive characteristics of Marandu and Xaraés grasses fertilized at different times after harvesting
    (Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012-03-01) Pereira, Rosana Cristina [UFVJM]; Ribeiro, Karina Guimarães [UFVJM]; Andrade, Rodrigo Duarte de [UFVJM]; Silva, Janaina de Lima [UFVJM]; Silva, Enilson de Barros [UFVJM]; Fonseca, Dilermando Miranda da; Cecon, Paulo Roberto; Pereira, Odilon Gomes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Thumbnail Image
    Item
    Physical properties of a Red-Yellow Latosol and productivity of a signalgrass pasture fertilized with increasing nitrogen doses
    (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013-12-01) Souza, Igor Alexandre de [UFVJM]; Ribeiro, Karina Guimarães [UFVJM]; Rocha, Wellington Willian [UFVJM]; Pereira, Odilon Gomes; Cecon, Paulo Roberto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Viçosa (UFV) Department of Animal Science; Universidade Federal de Viçosa (UFV)-Department of Informatics
    Os atributos físicos e a fertilidade do solo são importantes fatores envolvidos na formação e no estabelecimento de pastagens. Mudanças nos atributos físicos interferem na movimentação de água, ar e nutrientes e crescimento de raízes, o que reflete na produtividade e longevidade dos pastos. Assim, objetivou-se avaliar os atributos físicos do solo e a produtividade de massa de matéria seca de um pasto de capim-braquiária cv. Basilisk (Brachiaria decumbens cv. Basilisk), sob doses crescentes de nitrogênio, em um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico. O experimento foi conduzido na Fazenda Rio Manso da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM, na cidade de Couto de Magalhães de Minas, MG. Para a avaliação da produtividade anual da forrageira, utilizou-se o esquema de parcelas subdivididas no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, com as doses de nitrogênio (0, 50, 100, 150 e 200 kg/ha/ano) nas parcelas e os anos agrícolas (1º e 2º), dispostos nas subparcelas. Para a avaliação do solo, utilizou-se o esquema de parcelas subdivididas, com as doses de nitrogênio (0, 25, 50, 75 e 100 kg/ha/corte) nas parcelas e os três momentos de amostragem (antes do início do experimento, ao final do 1º ano agrícola e ao final do 2º ano agrícola) nas subparcelas, no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Essa análise foi realizada separadamente, para as profundidades de coleta de solo de 0-3 e 10-13 cm. Nas amostras da planta forrageira, foi analisada a produtividade anual de massa de matéria de seca (PMS); nas amostras de solo, foram analisados pressão de pré-consolidação (σp), densidade do solo inicial (DS), volume total de poros (VTP) e índice de vazios (Ie). Concluiu-se que doses mais elevadas de nitrogênio aumentaram a produtividade de matéria seca do pasto de capim-braquíaria, assim como a pressão de pré-consolidação do solo. O volume total de poros e o índice de vazios diminuíram e a densidade do solo inicial aumentou, mas não a ponto de promover a compactação do solo.