Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Estudo do efeito do extrato aquoso da alocasia macrorrhizos em modelo experimental de artrite reumatoide
    (UFVJM, 2022) Castro, Allyne Aparecida Dias da Silva; Alves, Caio César de Souza; Carli, Alessandra de Paula; Castro, Sandra Bertelli Ribeiro de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A Artrite Reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune que pode afetar múltiplas articulações. Apresenta grande impacto social e na vida pessoal, devido à gravidade das manifestações dos sintomas conforme o avanço da doença. Quanto mais precoce for realizado o diagnóstico, tratamento e ou reabilitação dos pacientes acometidos, melhor o prognóstico. O tratamento convencional por mais benéfico que possa aparecer, traz consigo eventos adversos que podem ser irreversíveis. Por isso, cada vez mais se tem procurado tratamentos eficazes e que possuam menos efeitos colaterais. O uso das plantas medicinais pela população e os avanços ocorridos na área científica têm contribuído para uma nova opção terapêutica para a doença. Com efeito, a utilização da Alocasia macrorrhizos tem-se mostrado favorável na medicina popular por possuir poucos efeitos colaterais em comparação ao tratamento convencional. No presente estudo, foram avaliados os efeitos do extrato aquoso da Alocasia macrorrhizos (EAAm) em Artrite Induzida por Adjuvante. Utilizou-se ratos da linhagem Holtzman, de ambos os sexos. A indução ocorreu por injeção intradérmica de 100 µL de CFA na base da cauda e 30 µL intra-articular no joelho esquerdo. Os animais foram avaliados através da mensuração das patas posteriores e aplicado o teste de vocalização até o vigésimo primeiro dia após a indução (dpi). O tratamento ocorreu a partir dos primeiros sinais de inflamação após a dose de reforço até a conclusão do experimento. No 21º dpi os animais foram eutanasiados e coletados articulação tibiofemoral, amostras de sangue e linfonodo inguinal para análise histológica e dosagem de citocinas. Os animais artríticos (AIA) apresentaram reações inflamatórias intensas e manifestações sistêmicas quando comparado aos animais controle. A partir da mensuração dos joelhos, houve redução do edema de pata após a administração 100 µL (100µg/kg) de EAAm. Na avaliação do comportamento nociceptivo houve uma redução da frequência de vocalização no grupo EAAm comparados aos demais grupos. Verificou-se a redução de infiltrado inflamatório em lavado articular, na análise histopatológica, assim como, na quantificação de citocinas em animais tratados com o EAAm comparado aos animais não tratados. Desse modo, Alocasia macrorrhizos demonstrou potencial ação anti-inflamatória, podendo ser utilizada como suporte científico a futuras pesquisas e desenvolvimento de novos fármacos no tratamento da artrite reumatoide.