Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Características do solo e comportamento nutricional de oliveiras pela fertilização organomineral
    (UFVJM, 2013) Carvalho, Raoni Pereira de; Cruz, Maria do Céu Monteiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Adelson Francisco de; Melo, Paulo César de; Moreira, Rodrigo Amato
    Informações sobre o comportamento nutricional da oliveira (Olea europaea L.) são fundamentais para o estabelecimento e o manejo da adubação na cultura em novas regiões de cultivo no Brasil. Nesse sentido, a aplicação de fertilizantes organominerais é uma técnica que vem sendo utilizada para atender à demanda nutricional das plantas, aumentar a produtividade e preservar o meio ambiente, pois essa prática pode reduzir a necessidade de fontes químicas, favorecendo a melhoria da estrutura do solo e a utilização pelas plantas. Diante disso, a pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar as características do solo e o comportamento nutricional de duas variedades de oliveira, com a redução da adubação química pela aplicação de um fertilizante organomineral. A pesquisa foi conduzida no município de Diamantina, MG, Brasil, situado a 18º 14’ 56” S e 43º 36’ 0” W, à altitude de 1.384 m. Foram utilizadas duas variedades de oliveira, ‘Barnea’ e ‘Grappolo 541’, de três anos de idade, implantadas no espaçamento de 5 m entre linhas e 3 m entre plantas, em solo classificado como Neossolo Quartzarênico. Utilizou-se o esquema de parcela subdividida, tendo na parcela o fatorial 4 x 2, sendo quatro adubações e duas variedades e, na subparcela, as épocas de avaliação. As adubações constituíram-se de 100%, 75%, 50% e 0% da adubação mineral recomendada para a oliveira, distribuídas em blocos casualizados, com três blocos e três plantas por parcela. Em todas as plantas foi feita a aplicação do fertilizante organomineral na adubação dos dois anos agrícolas, em novembro de 2011 e outubro de 2012, respectivamente. Para avaliar as características do solo e o comportamento nutricional das variedades de oliveira, as amostras foliares e de solo foram retiradas em quatro épocas, sendo: antes da adubação, em novembro de 2011 e após as adubações, em março de 2012, julho de 2012 e junho de 2013. Os dados foram submetidos à análise de variância e de regressão polinomial, a 5% de significância. O comportamento nutricional das variedades de oliveira ‘Barnea’ e ‘Grappolo 541’ não foi alterado com a redução da adubação química e a aplicação de fertilizante organomineral. A variedade ‘Barnea’, por seu hábito de crescimento rápido, apresentou menores teores de nutrientes. A redução da adubação química em 64,5%, com aplicação de fertilizante organomineral, não interferiu no crescimento vegetativo da variedade ‘Grappolo 541’. As características químicas do solo melhoraram com a aplicação do fertilizante organomineral. A fertilização organomineral se mostrou uma excelente alternativa para solos classificados como Neossolos quartzarênicos.