Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Resíduo de mineração de quartzo como insumo para a construção civil com abordagem em sustentabilidade e saúde
    (UFVJM, 2018) Carvalho, Frank Alison de; Prat, Bernat Vinõlas; Cambraia, Rosana Passos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Prat, Bernat Vinõlas; Freitas, Bethania Alves de Avelar; Silva, Alexandre Christófaro; Baggio Filho, Hernando
    Na América Latina o Brasil destaca-se entre os países com desigualdade na distribuição de renda, refletindo na qualidade de vida, incluindo a habitação. A aquisição desta habitação própria torna-se difícil diante do seu custo e da baixa renda da população que necessita de moradia como um bem que proporciona melhor qualidade de vida. Este trabalho, de uma forma geral, apresenta proposta de uso sustentável de rejeitos de mineração de quartzo (mineral de quartzo e rocha filítica), proveniente da cidade de Gouveia/MG, de aspecto degradante do ambiente e impactante na saúde dos trabalhadores, como um material de construção, denominado agregado e classificado como insumo não convencional e de baixo custo. A partir desta dissertação tende a proporcionar benefícios em cadeia, tanto para o empreendimento gerador do resíduo, diante de desocupação de áreas afetadas e redução de presença de rejeito, assim como na possibilidade de disponibilização de um material de construção a baixo custo. O desenvolvimento da pesquisa se deu pelo estudo preliminar com dados secundários, que fundamentaram a proposição específica de uso dos rejeitos (quartzo e filito) como agregados para concreto hidráulico e argamassas, atentando para a identificação das atividades de exploração mineral como impactante à saúde ocupacional e ao meio ambiente. Além dos dados de pesquisa secundária levantados, em atividades laboratoriais, realizou-se análise de viabilidade técnica de produção de concreto hidráulico mediante o uso dos referidos resíduos, em especial a brita de quartzo, levando-se em consideração a resistência à compressão simples. Procedeu-se também levantamento bibliográfico sobre a viabilidade técnica de uso do filito, juntamente com areia industrial de quartzo como matéria prima para produção de argamassas de assentamento e revestimento, convergindo todas estas informações para a meta de identificação de viabilidade de uso de material classificado como resíduo mineral para a construção de habitações saudáveis e de baixo custo, inter-relacionando com a mitigação de impactos ambientais e de redução das condições insalubres no ambiente de trabalho em atividade minerária.