Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Restauração ecológica de área degradada por mineração em campo rupestre quartzítico
    (UFVJM, 2020) Carvalho, Aline Cristina; Pereira, Israel Marinho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Israel Marinho; Fernandes, Geraldo Wilson Afonso; Santos, José Barbosa dos; Pilon, Natashi Aparecida Lima
    A crescente exploração dos recursos naturais, como minério e rochas ornamentais nos campos rupestres encontrados na Serra do Espinhaço, promove grande desequilíbrio ambiental. Os campos rupestres quartzíticos são ambientes ímpares, com elevada biodiversidade e endemismos. A supressão da vegetação nativa, poluição, alterações climáticas e edáficas geradas pelas atividades minerárias, reduzem a biodiversidade, podendo levar espécies ainda não estudadas à extinção. A legislação vigente, exige que empresas de mineração realizem a mitigação dos impactos gerados; no entanto, a baixa disponibilidade de mudas e sementes, elevado teor de alumínio e baixa retenção de água das pilhas de rejeito, limitam a colonização e estabelecimento das plantas de campo rupestre, reduzindo o sucesso das técnicas de restauração. O desenvolvimento de estratégias utilizando espécies nativas adaptadas a esses locais, mostra-se uma importante ferramenta para sucesso da restauração ecológica. Nesse sentido, esse trabalho avaliou por 420 dias a sobrevivência na reintrodução de Vellozia epidendroides, espécie alvo, em diferentes modelos de plantio em núcleo (mix de espécies) em área degradada por mineração em campo rupestre quartzítico. A escolha da espécie alvo foi devido a tolerância a dessecação, com imediato restabelecimento após a reidratação, eficiência na aquisição de recursos e possível potencial facilitador. A reintrodução de espécies em núcleos diversos é uma técnica viável, e as diferentes composições de modelos de plantio em núcleo não interferiram na sobrevivência de Vellozia epidendroides, que pareceu favorecer o estabelecimento de Cipocereus minensis.