Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    A educação feminina por meio dos jornais diamantinenses na segunda metade do século XIX
    (UFVJM, 2021) Canuto, Camila Andrade dos Santos; Lage, Ana Cristina Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lage, Ana Cristina Pereira; Arruda, Rogério Pereira de; Goodwin Júnior, James William
    O presente trabalho tem como foco principal a análise dos papéis femininos apresentados nos jornais que circularam na segunda metade do século XIX, na cidade mineira de Diamantina. Por meio da análise dos exemplares de jornais, o objetivo é compreender os espaços ocupados e os papéis designados para as mulheres em uma sociedade regida pela religiosidade católica e pelo patriarcalismo. Neste momento, o jornal era um dos espaços mais importantes para a circulação e divulgação das principais representações sociais do período para a sociedade diamantinense, uma vez que os periódicos eram os principais veículos de comunicação para a elite letrada do século XIX. Nesta perspectiva, os jornais eram responsáveis por educar e influenciar os seus leitores nas atitudes e comportamentos acerca dos papéis femininos na sociedade local. Propõe-se analisar as normas de conduta pretendidas para os diversos tipos de mulheres encontradas nos periódicos, especialmente aquelas consideradas como matronas.