Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Efeito cardioprotetor da restrição calórica intensa desde o nascimento em modelo experimental de menopausa
    (UFVJM, 2023) Cantuária, Vinícius Lopes; Honorato Sampaio, Kinulpe; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A menopausa é caracterizada pela redução dos níveis hormonais ovarianos, principalmente os estrógenos, estando intimamente ligada ao surgimento de doenças cardiometabólicas. A reposição hormonal é uma forma de reverter alguns sintomas da menopausa, contudo, nem todas as mulheres podem receber essa terapia, por isso, métodos alternativos de tratamento são necessários. As mudanças de hábitos, em especial os alimentares, são a principal forma de intervenção. Nesse cenário, a restrição calórica (RC) destaca-se como medida não farmacológica bem eficaz. Estudo recente do nosso grupo de pesquisa mostrou que a RC intensa (RCI) desde o nascimento é capaz de prevenir os efeitos prejudiciais da redução dos estrógenos após a ovariectomia sobre a função cardíaca basal de ratas Wistar. Com isso, o presente estudo investigou o efeito cardioprotetor da RCI desde o nascimento em ratas ovariectomizadas. Além disso, investigamos o efeito da RCI sobre fatores de risco cardiovasculares, sobre a ultraestrutura mitocondrial e produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) nos cardiomiócitos. Nossos resultados mostraram que a RCI desde o nascimento reduziu os principais fatores de risco cardiometabólicos, melhorando os níveis de colesterol total e frações, diminuindo a glicemia em jejum, a sensibilidade à insulina e o tecido adiposo retroperitoneal. Observamos que a ovariectomia prejudicou a função cardiovascular e que a restrição calórica foi capaz de melhorar a função cardíaca basal e após insulto por isquemia-reperfusão (I/R) em corações isolados das ratas ovariectomizadas. Interessantemente, houve uma redução na densidade volumétrica de mitocôndrias alteradas nos cardiomiócitos das ratas submetidas à restrição calórica, provavelmente devido a diminuição na produção de EROs que observamos nos cardiomiócitos desses animais.