Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    Modelos de regressão aleatória para avaliação de características de qualidade de carne em codornas de corte
    (UFVJM, 2015) Tarôco, Graziela [UFVJM]; Miranda, Jéssica Amaral [UFVJM]; Souza, Karine Aparecida Rodrigues de [UFVJM]; Pires, Aldrin Vieira [UFVJM]; Rodriguez Rodriguez, Maria Del Pilar [UFVJM]; Leite, Namíbia Rizzari [UFVJM]; Campideli, Thaiza da Silva [UFVJM]; Littiere, Thayssa [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Departamento de Zootecnia
    Objetivou-se com este estudo avaliar modelos para características de qualidade de carne em codornas de corte, alimentadas com diferentes relações de treonina:lisina de 1 a 21 dias de idade utilizando regressão aleatória adotando-se homogeneidade e heterogeneidade de variância residual. Por meio de comparação dos valores de BIC, o modelo de homogeneidade de variância foi o que apresentou melhor ajuste para as características estudadas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Estimação da herdabilidade genética para pesos corporais codorna de corte
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Carolina Paula Gonçalves de [UFVJM]; Faria, Gabriela Queiroz de [UFVJM]; Silva, Aroldo Alves e [UFVJM]; Ballotin, Lucília Valadares [UFVJM]; Silva, Rafael Bolina da [UFVJM]; Campideli, Thaiza da Silva [UFVJM]; Nascimento, Thiago Filipe Gomes Lima do [UFVJM]; Pires, Aldrin Vieira [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Departamento de Zootecnia
    Os dados utilizados neste estudo são provenientes de 894 codornas de corte da linhagem LF1 e 932 da linhagem LF2, pertencentes ao Programa de Melhoramento Genético da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Foram avaliados os pesos corporais das aves ao nascimento, 7, 14, 21, 28 e 35 dias de idade, com níveis de 0,71, 0,76, 0,81, 0,86 e 0,91 da relação treonina: lisina na dieta. As sensibilidades dos valores genéticos às mudanças nos níveis da relação treonina: lisina (interação genótipo X ambiente) foram obtidas por Modelos de Regressão Aleatória (utilizando Normas de Reação) por meio do programa WOMBAT que utiliza o princípio da Máxima Verossimilhança Restrita (REML). As estimativas de herdabilidades foram influenciadas pela alteração nos níveis de treonina na dieta. A herdabilidade é maior para o menor nível de treonina avaliado para a maioria dos pesos analisados.
  • Thumbnail Image
    Item
    Desempenho dos cruzamentos de quatro linhagens de codornas Europeias
    (UFVJM, 2015) Campideli, Thaiza da Silva [UFVJM]; Abreu, Luiza Rodrigues Alves; Costa, Leonardo Silva [UFVJM]; Alcântara, Diego Coimbra [UFVJM]; Moreira, Rosane Lemes [UFVJM]; Rodriguez Rodriguez, Maria Del Pilar [UFVJM]; Oliveira, Carolina Paula Gonçalves de [UFVJM]; Pires, Aldrin Vieira [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Departamento de Zootecnia; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Objetivou-se com este estudo avaliar as características de desempenho de codornas de corte provenientes do cruzamento de quatro linhagens puras. Foi avaliado seis grupos genéticos (G12, G13, G14, G23, G24 e G34) resultantes dos cruzamentos das linhagens puras, distribuídas em um delineamento inteiramente ao acaso, com três repetições. Foram avaliadas as características de pesos corporais aos sete, 14, 21, 28, 35 e 42 dias de idade. Não foi observado interação grupo genético x sexo significativo (P≥0,05) para as características de desempenho das aves, no entanto, houve efeito significativo a partir do 14° dias de idade tanto para o sexo quanto para o grupo genético. Correlações fenotípicas de alta e média magnitude são observadas entre todos os pesos corporais.