Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    A primeira infância em situação de vulnerabilidade social no Brasil: uma revisão de escopo
    (UFVJM, 2023) Brito, Alcina Mendes; Morais, Rosane Luzia de Souza; Souto, Deisiane Oliveira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Rosane Luzia de Souza; Freitas, Bethania Alves de Avelar; Rezende, Cristiane de Paula; Leite, Hércules Ribeiro
    A primeira infância, do nascimento aos seis anos de idade, vem ocupando cada vez mais espaço nas agendas de compromissos de órgãos e instituições brasileiras e internacionais. As atenções estão voltadas, de modo especial, àquela parcela socialmente mais vulnerável. Crianças em vulnerabilidade social são mais expostas a experiências adversas, como insegurança alimentar, negligência nos cuidados, desnutrição e violência. Tais experiências tendem a prejudicar o desenvolvimento infantil em todos os seus domínios. Sabe-se que é necessário um esforço intersetorial: saúde, educação e assistência social para atingir este público de forma efetiva e eficiente. Suscitam, dessa forma, os seguintes questionamentos: O que tem sido estudado e publicado a partir do que está sendo feito pela saúde, bem estar e desenvolvimento da primeira infância em vulnerabilidade social no Brasil? Quais são os desfechos dos estudos que envolvem estas crianças brasileiras na primeira infância? Para aprofundar neste tema optou-se por realizar um estudo pelo método Revisão de Escopo, com o objetivo de identificar, mapear e descrever os estudos envolvendo a primeira infância em situação de vulnerabilidade social no Brasil. A partir de um conjunto de termos pré-definidos, foram realizadas as buscas nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Scielo, EMBASE, Cochrane, Scopus, CINAHL, Web of Science, PEDro e LILACS. Foram incluídos os estudos quantitativos de diferentes desenhos metodológicos envolvendo a primeira infância em situação de vulnerabildiade social, artigos completos nos idiomas Inglês e Português, sem recorte temporal. Os resultados desta pesquisa são apresentados no formato de artigo científico com o título Crianças brasileiras na primeira infância em situação de vulnerabilidade social: uma revisão de escopo. Setenta e seis artigos envolvendo um total de 107.740 crianças na primeira infância foram incluídos neste estudo. Estes 76 estudos apresentaram achados relevantes, incluindo o percurso temporal de publicação, a variabilidade de indicadores de vulnerabilldiade social, a escassez de estudos de intervenção e o fato de 100% dos estudos elegíveis serem da área da Saúde. Os desfechos negativos estiveram associados à condição de vulnerabilidade social, em praticamente toda a amostra, reforçando assim a necessidade de políticas governamentais capazes de proteger a primeira infãncia dos efeitos da vulnerabilidade social. Esta revisão de escopo mapeou importantes achados envolvendo a primeira infância em vulnerabilidade social no Brasil. Também identificou lacunas na literatura como a necessidade de estudos de intervenção e multisetoriais entre saúde, educação e assistência social.