Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Indicadores do serviço de Acompanhamento Farmacoterapêutico para pacientes hipertensos e diabéticos
    (UFVJM, 2021) Batista, Renata Anastácia de Oliveira; Andrade, Renata Aline de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Renata Aline de; Ferreira, Laura Roberta de Sá; Ferreira Júnior, Cláudio Luiz
    O Acompanhamento Farmacoterapêutico (AF) é o serviço farmacêutico de gerenciamento da terapia farmacológica no qual se realiza intervenções prevenir e resolver problemas relacionados aos medicamentos e alcançar resultados clínicos satisfatórios, redução de riscos e melhorar a eficiência e qualidade da atenção (CFF, 2016). Este trabalho tem por objetivos avaliar o desempenho do serviço de AF oferecido à pacientes idosos portadores de HAS e/ou DM. Trata-se de um estudo descritivo, longitudinal, quantitativo e retrospectivo de base populacional no qual os participantes foram submetidos ao Acompanhamento Farmacoterapêutico baseado no método Dáder no período de 2017 a 2019. Utilizou-se o instrumento dos indicadores de desempenho para serviços de AF prestados para pacientes ambulatoriais desenvolvido e validado por LIMA (2018). Foram analisados os indicadores “Consultas farmacêuticas realizadas”, “Problemas relacionados à farmacoterapia resolvidos” e Situação Clínica dos pacientes” de 54 pacientes com idade média de 69 anos, todos hipertensos e 28 (51,85%) diabéticos. Ao se avaliar o serviço de AF para pacientes com 3 consultas ou mais, identificou-se melhora expressiva dos resultados, exceto para o indicador “Problemas relacionados à farmacoterapia resolvidos”. O instrumento dos indicadores de desempenho para serviços de Acompanhamento Farmacoterapêutico prestados para pacientes ambulatoriais desenvolvido e validado por LIMA (2018) apresenta-se fundamental ao serviço AF. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação das prioridades a serem trabalhadas para melhora da qualidade serviço.