Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Saúde bucal de portadores de HIV-AIDS: influência de fatores sistêmicos e locais no determinante saúde-doença
    (UFVJM, 2013) Batista, Anne Margareth; Mesquita, Ana Terezinha Marques; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mesquita, Ana Terezinha Marques; Gonçalves, Patrícia Furtado; Hanemann, João Adolfo Costa
    A pesquisa intitulada “Saúde Bucal de portadores de HIV-AIDS: influência de fatores sistêmicos e locais no determinante saúde-doença”, foi realizada durante o ano de 2012 em Diamantina, Minas Gerais. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as condições bucais e sistêmicas de portadores HIV/AIDS atendidos pelo Programa Municipal de DST-AIDS de Diamantina, provenientes de 24 municípios do Vale do Jequitinhonha. Para isso, foram avaliados 118 pacientes com HIV-AIDS. Foram observadas as condições de saúde bucal e geral dos pacientes, condições socioeconômicas, aspectos epidemiológicos da infecção pelo HIV (forma de contaminação e de diagnóstico), uso de terapia antirretroviral de alta potência (HAART), contagem de linfócitos T CD4, hábitos presentes (fumo, álcool e outras drogas), bem como o acesso destes pacientes a serviços de Odontologia. Os resultados revelaram que a maioria dos pacientes pertencia ao gênero masculino (53,4%), a média de idade encontrada foi de 39,7 anos, a forma de contaminação de 98,3% dos pacientes foi por via sexual e a renda familiar de 44,9% dos pacientes foi de até 1 (um) salário mínimo mensal. Foi observado um alto índice de doenças e lesões bucais, sendo as mais prevalentes as doenças periodontais (70,3%), a hiperpigmentação da mucosa (52,5%), a queilite angular (32,2%) e ulcerações aftosas recorrentes (29,7%). A hiperpigmentação de mucosa parece ser mais frequente entre pacientes em uso de HAART e em tabagistas. A candidose bucal foi associada com diabetes, anemia, xerostomia, uso de HAART e taxa de CD4 > 500 cel/mm3, enquanto a ulceração aftosa recorrente foi associada com tabagismo, etilismo e xerostomia.