Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação assistencial dos Centros Estaduais de Atenção Especializada durante a pandemia Covid-19 em Minas Gerais
    (UFVJM, 2023) Barros, Elisangela Ribeiro; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Prat, Bernat Viñolas; Pires, Ivy Scorzi Cazzeli; Miranda, Lucilene Soares; Paes, Sílvia Regina
    INTRODUÇÃO: O Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), um programa de atenção à saúde, de abrangência regional, de atenção especializada ambulatorial, onde é ordenado pela Atenção Básica (AB) com regulação do acesso. OBJETIVO: avaliar assistência dos Centros Estaduais de Atenção Especializada em Minas Gerais durante a pandemia .METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal descritivo, envolvendo os gerentes e coordenadores assistenciais dos Centros Estaduais de Atenção Especializada de Minas Gerais durante a pandemia de COVID-19. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nos 15 CEAEs as consultas presenciais médicas em 2021 tiveram uma redução pouco significativa, na maioria das especialidades, em relação a 2020 antes da pandemia do Covid-19, como verificamos no Gráfico 1.No entanto, algumas especialidades apresentaram expressiva redução como cardiologia (21,3%), nefrologia (40,0%),oftalmologia (48,4%) e urologia(51,1%).Além disso, as consultas obstétricas demonstraram um aumento de 15,4% em 2021 em relação ao ano anterior. Já a assistência presencial realizada pela equipe multiprofissional obteve uma relevante redução das consultas presenciais. Todas as consultas da equipe multiprofissional diminuíram em relação a 2020 antes da pandemia; consultas farmacêuticas(19,0%), serviço social(34,0%),nutrição(38,0%), psicologia(25,0%). Apenas as consultas de enfermagem tiveram uma redução (9,5%) menos significativa. A maioria dos CEAEs de Minas suspenderam de forma parcial os atendimentos presenciais em virtude da pandemia Covid-19 e a maior parte dos municípios de abrangências dos CEAEs continuaram a realizar os atendimentos especializados presencialmente e aderiram de forma parcial ao atendimento remoto realizado pelos CEAEs. CONSIDERAÇÕES FINAIS: esse estudo possibilitou obter informações que permitem direcionar o planejamento das ações de saúde, bem como melhorar a qualidade da assistência prestada a esses pacientes de forma a minimizar as fragilidades da assistência das ações de saúde voltadas para reabilitação, orientação para o autocuidado, tratamento e prevenção das complicações aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis.