Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Estudo de caso: conhecimento dos estudantes de farmácia sobre o Sistema Único de Saúde
    (UFVJM, 2017) Barbosa, Cynthia Antunes; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Mirtes; Rezende, Déborah Braga Oliva Audebert; Oliveira, Wellington de
    A homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia por meio dos seus princípios, fundamentos, condições e procedimentos para a formação dos farmacêuticos propôs mudanças significativas na concepção e no modelo de educação, com conteúdo para a formação direcionada para a realidade sócio econômica do país. A concepção do ensino passou ser pautada para a formação de indivíduos com respostas às necessidades concretas da população, direcionada para pesquisa com competências para a produção de novas ideias e conhecimentos, para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, além da sua preparação voltada para o mercado de trabalho, ficando sob a responsabilidade das instituições de ensino superior em desenvolver currículo e projeto político pedagógico para o atendimento desta proposta. Desse modo, considerando a formação de recursos humanos farmacêuticos para atuação no SUS e reflexões sobre o cenário vivenciado, o estudo objetiva identificar o conhecimento de estudantes do curso de graduação em farmácia sobre o SUS e sua relação com a matriz curricular da instituição de ensino. Como objetivos específicos, buscou-se identificar na matriz curricular os conteúdos de formação profissional para atuação no SUS segundo as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e relacionar o conhecimento dos estudantes com o conteúdo de formação profissional da matriz curricular de uma instituição da cidade de Montes Claros-MG. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos um questionário aplicado aos estudantes do curso de farmácia e um formulário check list com vista a identificar as variáveis na estrutura curricular do curso de farmácia e no plano de ensino da disciplina. A análise de dados ocorreu em dois momentos, no primeiro foi empregada a análise estatística descritiva e o Teste Exato de Fisher e o segundo foi marcado pelo emprego da Análise de Conteúdo. Foi possível verificar que a maioria dos estudantes do curso de farmácia não apresenta conhecimento consolidado sobre o SUS. Embora a instituição de ensino possua uma política pedagógica, com intenção interdisciplinar, em atendimento as diretrizes curriculares, aos princípios e diretrizes do SUS, considera-se que exista a necessidade de mudanças nos processos produtivos, necessariamente relacionados com a mobilização e reorganização interna da instituição.