Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Processo de autoavaliação institucional: produção de um manual para apoio à Comissão Própria de Avaliação
    (UFVJM, 2017) Aoki, Fabiano Kenji; Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Salvador, Lucimar Daniel Simões; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Teixeira, Flaviana Tavares Vieira; Andrade, Paulo Cesar de Resende; Jáber, Júnio; Cambraia, Rosana Passos
    O tema da avaliação de instituições educacionais é bastante complexo. Nasce do anseio natural de uma organização em conhecer a si própria e de exigências legais e normativas de avaliação atualmente existentes para todos os níveis da educação, da básica à superior. Passa pelos esforços de organização, manutenção e produção de informações que, ao mesmo tempo em que atendem a norma legal, transformam-se em valiosa ferramenta para a tomada de decisões, quando sensibilizada a cúpula hierárquica de uma instituição sobre a importância do processo de autoavaliação institucional. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em vigor desde 2004, examina as instituições de ensino superior (IES), os cursos de graduação e o desempenho dos estudantes. O presente trabalho teve por objetivo a elaboração do manual de processo de autoavaliação institucional com vistas a apoiar os trabalhos conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) das IES. A utilização de manuais em ambientes corporativos contribui para a compreensão e a consolidação de conhecimentos inerentes à área de atuação do profissional e para o norteamento das ações de grupos de trabalho orientados para um mesmo objetivo. A metodologia utilizada envolveu pesquisas bibliográfica e documental, tendo em vista o estudo exploratório de enfoque qualitativo.