Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Letramento acadêmico: utilização de estratégias simplificadoras de leitura como recursos didáticos nos cursos de graduação da UFVJM
    (UFVJM, 2020) Amorim, Elisabeth da Anunciação; Santos, Pedro Perini Frizzera da Mota; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Pedro Perini Frizzera da Mota; Fulgêncio, Lúcia Monteiro de Barros; Cintra, Marcos Rogério
    Esta pesquisa objetiva discutir a utilização de estratégias simplificadoras de leitura e escrita para a compreensão de textos acadêmicos. À luz de teorias sobre legibilidade textual, identifica fatores linguísticos que interferem na compreensão de textos e examina textos didáticos utilizados em cursos de graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para apontar e justificar proposições relativas à inteligibilidade do texto didático. Compreende estratégias de leitura como métodos práticos de interferência no “processo de interpretação” de textos com vistas a facilitar a compreensão. Baseia-se em elementos semânticos e lexicais constituintes de textos acadêmicos. Com esta exposição espera-se contribuir para auxiliar o processo comunicativo no contexto universitário, apresentando, para tanto, estratégias que possam facilitar a compreensão do material didático em uso nesta esfera discursiva.