Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Números complexos: uma proposta para a abordagem exploratória dos números imaginários
    (UFVJM, 2022) Amorim, Alexandre Nascimento; Souza, Fábio Silva de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente estudo se trata de uma pesquisa de caráter exploratório, que visa a analise do estudo dos números complexos na Educação Básica. Apesar de sua relevância e riqueza de estruturação, parte dos alunos recém formados no Ensino Médio não possuem conhecimento técnico do conteúdo e o tema e visto com ar de complexidade ao ser ensinado. Diante da experiencia docente do autor, como professor regente de Matemática e durante o cumprimento deste curso de mestrado surgiu a seguinte questão norteadora sobre o tema: dentro do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, no que diz respeito ao ensino e abordagem dos números complexos, como abordar o tema de modo a promover o aprendizado do conjunto relacionando-a com a Matemática estudada em sala de aula? A procura da resposta para esta questão tem como principal objetivo: elaborar material didático que forneça aos professores de Matemática e alunos um plano para o estudo referentes a descoberta, estruturação e exploração do conjunto dos números complexos. Assim, com o apoio da SRE – Guanhães/MG, foi possível conhecer um pouco da realidade das aulas de Matemática da região de Peçanha/MG, possibilitando a criação de uma sequencia logica, vista como um material de apoio para o estudo dos números complexos. Considera-se por fim a relevância do estudo mesmo a frente da realidade educacional, evidenciando a necessidade de promover uma comunicação livre entre aluno e professor, onde termos matemáticos vão além da simbologia, uma linguagem clara e incentivadora para as aulas.