Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Atributos fisiológicos de sementes de leucena (Leucaena spp.) submetidas a tratamentos pré-germinativos
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Rodrigo Gomes [UFVJM]; Brito, Orlando Gonçalves [UFVJM]; Lopes, Paulo Augusto Pereira; Souza, Ricardo Ribeiro; David, Andréia Márcia Santos de Souza; Gomes, Virgílio Mesquita; Alves, Dorismar David; Dias, Carolina Pilar Alves e; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Departamento de Zootecnia; Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
    O uso da leucena na alimentação animal vem se tornado muito expressivo, principalmente em regiões onde são enfrentados problemas com déficit hídrico. Contudo, a produção de mudas, importante para a dispersão da planta em áreas de cultivo, é dificultada pelo fato das sementes apresentarem dormência. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar atributos fisiológicos de sementes de leucena submetidas a tratamentos pré-germinativos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2 x 3, sendo os tratamentos constituídos pela combinação de dois locais de coleta das sementes (solo e árvore) e três tratamentos pré-germinativos (imersão em hipoclorito de sódio por 0, 10 e 20 minutos), com quatro repetições de 50 sementes por tratamento. Os parâmetros avaliados foram: germinação e sementes mortas. A germinação foi afetada pelos tempos de imersão em hipoclorito de sódio, sendo o tempo de 20 minutos o de maior percentual germinativo. Quanto ao número de sementes mortas, verificou-se que sementes coletadas na árvore e submetidas a 20 minutos de imersão em hipoclorito de sódio, apresentam maiores valores.