Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Avaliação do curso técnico em enfermagem sob o enfoque da humanização
    (UFVJM, 2016) Abreu, Karla Jaciara Vieira Damaceno; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Soares, Leonardo Aparecida; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos
    A inserção de práticas humanizadas, a superação do tecnicismo especializado nos processos de gestão dos serviços, de cuidado e atenção à saúde têm se configurado como grandes desafios para a formação profissional em saúde. Nesse sentido, se faz necessária a avaliação e reflexão sobre os modos pelas quais a formação desses profissionais vem ocorrendo no Brasil a partir da perspectiva do fortalecimento da relação entre o serviço e ensino, e a formação com base nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecido no Brasil. Esta Dissertação teve como objetivo analisar a articulação do projeto político pedagógico do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Câmpus Januária, com a Humanização da assistência à saúde. Para tanto, o presente estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental. Estudou-se o Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e questionário sobre o Ensino da Humanização no curso Técnico em Enfermagem do IFNMG, verificando a existência de temas pertinentes à humanização e as estratégias pedagógicas usadas pelos docentes para contemplar a temática Humanização. O referencial teórico versou sobre os temas: Educação Profissional no Brasil, Processo de Desenvolvimento da Profissão de Enfermagem no Brasil e Humanização no Contexto da Formação Profissional em Saúde. Pela análise dos documentos, ao analisar a dimensão política, observa-se que o curso Técnico em Enfermagem do IFNMG apresenta intenção em formar trabalhadores que valorizem as relações humanas e preocupa-se com a formação cidadã do indivíduo. Sendo assim, se insere na proposta da Política Nacional de Humanização. Ao estudar a dimensão pedagógica, observou-se que a temática humanização é pouco abordada nas ementas das disciplinas e que há dificuldade em promover a integração ensino/serviço/comunidade. Verificou-se que a temática humanização está restrita a disciplinas isoladas ao longo do curso e não permeia toda a formação profissional. A temática humanização encontra-se em um campo bem mais teórico do que realmente aplicado. Infere-se que a prática não condiz com a teoria e não se articula com a proposta da Política Nacional de Humanização. Diante do que foi exposto, a pesquisa realizada, leva a perceber que a discussão e inserção da humanização nos espaços de formação em saúde fazem-se necessárias para criar espaços de trabalho menos alienantes e reafirmar os princípios do SUS.
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    Avaliação do curso técnico em enfermagem sob o enfoque da humanização
    (UFVJM, 2016) Abreu, Karla Jaciara Vieira Damaceno; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Soares, Leonardo Aparecida; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Rodrigues, Cláudio Eduardo
    A inserção de práticas humanizadas, a superação do tecnicismo especializado nos processos de gestão dos serviços, de cuidado e atenção à saúde têm se configurado como grandes desafios para a formação profissional em saúde. Nesse sentido, se faz necessária a avaliação e reflexão sobre os modos pelas quais a formação desses profissionais vem ocorrendo no Brasil a partir da perspectiva do fortalecimento da relação entre o serviço e ensino, e a formação com base nas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecido no Brasil. Esta Dissertação teve como objetivo analisar a articulação do projeto político pedagógico do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Câmpus Januária, com a Humanização da assistência à saúde. Para tanto, o presente estudo foi exploratório, descritivo, de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental. Estudou-se o Projeto Político Pedagógico (PPP), Matriz Curricular, Planos de Ensino e questionário sobre o Ensino da Humanização no curso Técnico em Enfermagem do IFNMG, verificando a existência de temas pertinentes à humanização e as estratégias pedagógicas usadas pelos docentes para contemplar a temática Humanização. O referencial teórico versou sobre os temas: Educação Profissional no Brasil, Processo de Desenvolvimento da Profissão de Enfermagem no Brasil e Humanização no Contexto da Formação Profissional em Saúde. Pela análise dos documentos, ao analisar a dimensão política, observa-se que o curso Técnico em Enfermagem do IFNMG apresenta intenção em formar trabalhadores que valorizem as relações humanas e preocupa-se com a formação cidadã do indivíduo. Sendo assim, se insere na proposta da Política Nacional de Humanização. Ao estudar a dimensão pedagógica, observou-se que a temática humanização é pouco abordada nas ementas das disciplinas e que há dificuldade em promover a integração ensino/serviço/comunidade. Verificou-se que a temática humanização está restrita a disciplinas isoladas ao longo do curso e não permeia toda a formação profissional. A temática humanização encontra-se em um campo bem mais teórico do que realmente aplicado. Infere- se que a prática não condiz com a teoria e não se articula com a proposta da Política Nacional de Humanização. Diante do que foi exposto, a pesquisa realizada, leva a perceber que a discussão e inserção da humanização nos espaços de formação em saúde fazem-se necessárias para criar espaços de trabalho menos alienantes e reafirmar os princípios do SUS.