Departamento de Agronomia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1b53cc1f-8d47-46b2-bfeb-7b4ba789f3a0

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 91
  • Thumbnail Image
    Item
    Introdução ao estudo da meteorologia e sua influência na produção agrícola
    (UFVJM, 2024) Araujo, Julia Eduarda; Santos, Lucas da Costa
    "livro "Meteorologia no Vale Online: dos Muros da UFVJM Diretamente para a Sua Tela" aproxima o conhecimento acadêmico sobre meteorologia da comunidade, especialmente dos produtores rurais. Baseado no projeto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), ele desmistifica a meteorologia de forma acessível e prática. Muitas pessoas fora da universidade não têm contato com a meteorologia, mesmo sendo importante no dia a dia. Este livro explica como os fenômenos atmosféricos afetam nossas atividades, com foco na agrometeorologia."
  • Thumbnail Image
    Item
    Caderno de Resumos do I Encontro Nacional: Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento, 2022: trajetórias e perspectivas do Rural no bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022)
    (2023) PINHEIRO, Túlio Henrique; CHAVES, Edneila Rodrigues; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias (NESA/PPGER/UFVJM)
  • Thumbnail Image
    Item
    Anais do I Encontro Nacional [de] Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento, 2022: trajetórias e perspectivas do Rural no bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022)
    (2023) PINHEIRO, Túlio Henrique; CHAVES, Edneila Rodrigues; Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Thumbnail Image
    Item
    Armazenamento de grãos: propriedades agrícolas familiares
    (UFVJM, 2023) Nobre, Danúbia Aparecida Costa; Silva, Maria Sebastiana Carmindo da; UFVJM
  • Thumbnail Image
    Item
    Vida e luta das comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas em Minas Gerais
    (UFVJM, 2021) Fávero, Claudenir; Monteiro, Fernanda Testa; Oliveira, Maria Neudes Sousa de
    Este livro é fruto de mais de uma década de estudos e pesquisas com olhares a partir das ciências agrárias, humanas, ecológicas e econômicas junto às comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas da Serra do Espinhaço Meridional, em Minas Gerais. Inicialmente essas pesquisas foram realizadas pelos professores e pesquisadores que constituíram o Núcleo de Estudos em Ecofisiologia Vegetal (NESFV) e o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Campesinado (NAC), ambos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Com o tempo, foram se somando aos estudos e pesquisas professores e pesquisadores vinculados ao Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTA/UFMG), ao Laboratório de Etnobiologia e Agroecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (LEA/UFJF) e ao Laboratório de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (LGA/ USP). Compõem este livro, também, os resultados e reflexões de estudo realizado a partir de demanda da Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (CODECEX), que contou com o apoio do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM), tendo como objetivo compreender a dinâmica e a relevância da economia oriunda do manejo da flora pelas comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas. A obra conta também com reflexões sobre o trabalho de assessoria jurídica popular junto às comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas, que vem sendo realizado pela organização Terra de Direitos (TDD).
  • Thumbnail Image
    Item
    Conservação pós-colheita de frutos de morangueiro em diferentes condições de armazenamento
    (Associação Brasileira de Horticultura, 2016-jul./set.) Andrade Júnior, Valter C.; Guimarães, Amanda G.; Azevedo, Alcinei M.; Pinto, Nísia A. V. D.; Ferreira, Marcos A. M.; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Universidade Federal de Viçosa (UFV)
    O morango é um produto muito apreciado pelos consumidores devido às características organolépticas. Porém, os frutos do morangueiro são altamente perecíveis depois de colhidos, sendo necessário adotar medidas alternativas para prolongar o período de conservação dos frutos. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a conservação pós-colheita de frutos de cultivares de morangueiro em diferentes condições de armazenamento. Os frutos de morangueiro utilizados no experimento foram cultivados na fazenda da empresa Mape Frutas, localizada no município de Datas-MG. Foram avaliados os frutos de oito cultivares (Festival, Campinas, Toyonoka, Dover, Oso Grande, Camarosa Diamante e Aromas). As condições de armazenamento e as análises foram realizadas no Laboratório de Tecnologia Biomassa do Cerrado da UFVJM. As condições de armazenamento foram em câmara fria (temperatura média 2,34±0,78°C e umidade relativa 89,93±4,14%) e condições ambiente (temperatura média 17,43±2,68°C e umidade relativa 74,11±10,44%). As características foram analisadas por 12 dias, com avaliações a cada 3 dias: aparência, incidência de doenças, teores de sólidos solúveis totais, acidez titulável total, vitamina C e firmeza. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial com oito cultivares de morangueiro e cinco tempos de armazenamento, com três repetições, avaliados separadamente nas duas condições de armazenamento. Em condições ambiente os frutos de morangueiro podem ser armazenados por no máximo três dias. O armazenamento em câmara fria proporciona maior conservação pós-colheita de frutos de morangueiro, podendo os frutos ser armazenados até doze dias. A cv. Festival apresentou melhor conservação pós-colheita nas duas condições de armazenamento, enquanto que as cvs. Toyonoka e Campinas apresentaram maior incidência de doenças e menor firmeza de frutos quando comparadas com as outras cultivares.
  • Thumbnail Image
    Item
    Aspectos biológicos de Tetranychus ludeni Zacher, 1913 (Acari: Tetranychidae) alimentados com folhas de batata-doce pulverizadas com o 2,4-D
    (Instituto Biológico, 2017) Silva, Ludmila Aglai da; Soares, Marcus Alvarenga; Aguiar, Luciana Monteiro; Ferreira, Caroline Conrado; Vieira, Estela Rosana Durães; Santos, José Barbosa dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Batata-doce [Ipomoea batatas (L.) Lam.] apresenta grande versatilidade de usos no Brasil. Com a ampliação das áreas de cultivo, essa espécie estará sujeita à contaminação por herbicidas. Eventualmente, organismos não alvos podem ser expostos aos resíduos. O objetivo deste trabalho foi avaliar aspectos biológicos do ácaro Tetranychus ludeni alimentado com folhas de batata-doce pulverizadas com diferentes doses do herbicida 2,4-D. O experimento foi conduzido no Laboratório de Controle Biológico da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, Minas Gerais. Foram utilizadas 175 fêmeas de T. ludeni e 6 doses de 2,4-D, em g.ha-1 (8,06; 20,15; 40,30; 80,60; 201,50; e 806,00), mais o tratamento- -controle com água destilada. Adotou-se delineamento inteiramente casualizado, com sete tratamentos e cinco repetições, contendo cinco fêmeas de T. ludeni em cada repetição. Foram avaliados a mortalidade inicial do ácaro em 24 h, o número de ovos, as ninfas e a longevidade das fêmeas. Os dados foram submetidos à análise de variância, sendo as médias significativas analisadas pelo teste de Duncan. Observou-se que doses maiores desse herbicida podem aumentar a mortalidade e reduzir a longevidade das fêmeas de T. ludeni.
  • Thumbnail Image
    Item
    Longitudinal data assessment of global stability index in kale leaves
    (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", 2016-Jan-Feb) Azevedo, Alcinei Mistico; Andrade Júnior, Valter Carvalho de; Pedrosa, Carlos Enrrik; Valadares, Nermy Ribeiro; Ferreira, Marcos Aurélio Miranda; Cecon, Paulo Roberto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Lavras (UFLA); Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Thumbnail Image
    Item
    Population parameters and selection of kale genotypes using Bayesian inference in a multi-trait linear model
    (Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM, 2017-Oct/Dec) Azevedo, Alcinei Mistico; Andrade Júnior, Valter Carvalho de; Santos, Albertir Aparecido dos; Sousa Júnior, Aderbal Soares de; Oliveira, Altino Júnior Mendes; Ferreira, Marcos Aurélio Miranda; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Para selecionar genitores em programas de melhoramento deve-se obter os componentes de variância para estimar parâmetros genéticos e predizer valores genéticos, os quais podem ser obtidos vantajosamente pela inferência bayesiana. Quando várias características são avaliadas a inferência bayesiana pode ser utilizada em modelos multicaracterísticos. Objetivou-se obter estimativas de parâmetros genéticos, ganhos de seleção, conhecer as correlações genéticas entre as características, predizer valores genéticos e selecionar melhores genótipos de couve utilizando a abordagem bayesiana em modelo linear multicaracterístico. Foram avaliados o diâmetro do caule, altura da planta, número de brotações, número de folhas comercializáveis e massa fresca de folhas por inferência bayesiana em 22 genótipos de couve. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com três repetições e quatro plantas por parcela. Verificou-se a predominância dos efeitos genéticos sobre os ambientais. As maiores estimativas de correlação foram encontradas entre a matéria fresca de folhas e as características diâmetro do caule, altura de plantas e número de folhas comercializáveis. Além das testemunhas comerciais, são indicados para o cultivo e para integrar programas de melhoramento os genótipos UFLA 11, UFLA 5, UFLA 6, UFVJM 3 e UFVJM 19. As estimativas do ganho de seleção indicaram o potencial de melhoramento para a população estudada
  • Thumbnail Image
    Item
    Genetic dissimilarity among sweet potato genotypes using morphological and molecular descriptors
    (Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM, 2017-Oct/Dec) Andrade, Elisângela Knoblauch Viega de; Andrade Júnior, Valter Carvalho de; Laia, Marcelo Luiz de; Fernandes, José Sebastião Cunha; Oliveira, Altino Junior Mendes; Azevedo, Alcinei Mistico; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Objetivou-se avaliar a dissimilaridade genética entre genótipos de batata-doce por meio de descritores morfológicas e moleculares. O experimento foi conduzido no Setor de Olericultura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) avaliando-se 60 genótipos de batata-doce. Na caracterização morfológica, utilizaram-se 24 descritores. Na caracterização molecular, utilizaram-se onze primers microssatélites específicos para batata-doce, obtendo-se 210 bandas polimórficas. A diversidade morfológica e molecular foi obtida por matrizes de dissimilaridade baseando-se no coeficiente de coincidência simples e índice de Jaccard, para dados morfológicos e moleculares, respectivamente. A partir destas matrizes foram construídos dendrogramas. Houve grande variabilidade genética entre os genótipos de batata doce do banco de germoplasma da UFVJM, tanto pela caracterização molecular como morfológica. Não houve suspeita de duplicata nem associação entre a análise molécular e morfológica. Foram identificados acessos divergentes pelas análises moleculares e morfológicas, os quais são indicados como genitores para compor programas de melhoramento a fim de obter progênies com alta variabilidade genética.