Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/10aa4113-ac1a-4f88-8cd5-d903d2fd6b02
FCBS - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Browse
76 results
Search Results
Item Respirando bem: aventuras e descobertas sobre a dispneia e doenças respiratórias(UFVJM, 2024) Lima, Flávia Gomes; Cruz, Isabela Cristina; Pereira, Isabela Lurdes Miranda; Figueiredo, Pedro Henrique S.; Tsopanoglou, Sabrina Pinheiro; Clementino, Stella Carvalhaes Silveira; Lima, Vanessa Pereira deItem Saúde, espiritualidade e arte: a força de criar, dançar, cantar, rezar e fazer cura(UFVJM, 2024) Paes, Sílvia ReginaItem Procedimentos operacionais padrão enfermagem(2024) Guedes, Helisamara Mota"Este manual contém um compilado de todos os POPs desenvolvidos para o Setor da Maternidade, com objetivo de ser um instrumento de consulta rápida e acessível aos profissionais da equipe de enfermagem, a fim de estabelecer padrões de excelência na prestação de cuidados e procedimentos obstétricos e neonatais em nosso hospital, com descrição sistematizada e detalhada das rotinas a serem adotadas pelos profissionais da equipe."Item Um olhar integrado sobre o cuidado oncológico: Enfermagem, Medicina, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia(UFVJM, 2024) Silva, Anna Karina Gomes da; Rocha, Sara Barbosa; Guimarães, Fábio Tadeu L.; Vieira, Flaviana TavaresItem Orientações sobre nutrição e higiene de alimentos para o enfrentamento da Covid-19: volume 3: o fim da emergência de saúde pública(UFVJM, 2023) Santos, Vitória Maria Moreira dos; Santos, Érica Gomes dos; Pires, Ivy Scorzi CazelliEm março do ano de 2020 a Organização Mundial de Saúde decretou o início da pandemia mundial de Covid-19 que perdurou pelos anos de 2021, 2022 e, até então, em 2023. Hoje, mesmo com a diminuição do percentual de mortes e de pessoas infectadas pelo vírus da Covid-19, ainda existem medidas de segurança a serem tomadas, pois a pandemia ainda não acabou. Para tanto, este trabalho trata de direcionar o leitor aos cuidados e medidas a serem tomadas para se prevenir contra os riscos à saúde. Serão abordados temas como: a realidade atual da população em relação à Covid, como recuperar o estilo de vida e alimentação saudável após a situação de isolamento, influência da alimentação no pós-covid, entre outros. O conteúdo deste manual é baseado em informações seguras que servirão não somente para a situação pandêmica, mas também para serem inseridas no contexto diário da população. “Orientações sobre nutrição e higiene de alimentos para o enfrentamento da Covid-19: Volume 3: O Fim da Emergência de Saúde Pública e a Importância da Nutrição no Pós-Covid” dá continuidade ao projeto de ensino sobre cuidados no enfrentamento da Covid-19 e traz suas informações através de uma linguagem prática e de entendimento facilitadoItem Tendências da pesquisa em ensino de Ciências: alguns estudos teóricos e práticos(UFVJM, 2024-01-22) Matos, Deisiene Gonçala Guedes de; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriEste E-book apresenta os resultados das pesquisas em ensino de Ciências e Biologia da disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências - Turmas 2022 e 2023. Esta disciplina teve como objetivos: • Apresentar aos licenciandos os principais Temas e Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar e conhecer a estrutura de uma Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia; • Apresentar as principais fontes de pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia; • Conhecer o processo de normatização da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia: ABNT e APA; • Elaborar e desenvolver uma pesquisa em ensino de Ciências e Biologia em um contexto educacional. O trabalhos que se seguem são ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparados pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Os trabalhos desenvolvidos neste e-book foram organizados em sete grandes áreas da pesquisa ensino de Ciências: ÁREA I. Ensino e Aprendizagem de Conceitos e Processos Científicos ÁREA II. Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação em Ciências ÁREA III. História e Filosofia da Ciência ÁREA IV. Educação em Espaços Não-Formais ÁREA V. Educação em Saúde e Educação em Ciências ÁREA VI. Educação Ambiental e Educação em Ciências ÁREA VII. Alfabetização Científica e Tecnológica e Educação CTS/CTSA Neste e-book, estão presentes os produtos desta disciplina e os autores se colocam a disposição para eventuais dúvidas. Atenciosamente, Deisiene Gonçala Guedes de Matos Geraldo W. Rocha FernandesItem Youtube and its role as a complementary information strategy to combat the Covid-19 pandemic(UFVJM, 2023) Santos, Rodrigo Lellis; Toledo, Marileila Marques; Oliveira, Dhelfeson Willya Douglas; Silva, Edson daThe emergence of COVID-19 and the associated pandemic outbreak demonstrated the need to educate and mobilize the public to adopt behaviors for community mitigation. In a context of rapid epidemiological worsening, the use of digital media to access information benefits the population and can contribute to the control of the impact of the COVID-19 pandemic. This study aimed to evaluate the most viewed Brazilian videos on YouTube as a source of information about COVID-19. The quantitative, observational, and cross-sectional study was conducted on YouTube on 04/30/2020, with videos uploaded between 01/01/2020 and 04/ 30/2020. The descriptor “coronavirus” was used and the first 100 most viewed videos that were recorded in Brazilian Portuguese, related to the topic, unduplicated, and being less than 30 minutes long were selected. Two judges recorded the Uniform Resource Locator (URL) of the videos downloaded from YouTube for data analysis. The 100 videos analyzed showed the following results: 140,027,282 views; 7,201,187 "likes"; 165,624 "dislikes"; 352,541 comments; and a total duration of 12 hours, 28 minutes, and 12 seconds. In terms of content, death was mentioned in 71 videos, and the top prevention behaviors listed by the U.S. Centers for Disease Control and Prevention were addressed by less than one-third of the videos. Most YouTube videos could do a greater job of disseminating information about COVID-19 prevention behaviors, promoting population adherence. Educating, mobilizing, and engaging the public in adopting and practicing behaviors for community mitigation are differential aspects of successfully addressing the COVID-19 pandemic. Given the need for social distancing, YouTube could play an important role in interaction and communication about COVID-19 and be a significant complementary information strategy to combat the pandemic.Item Aspectos gerais do diabetes mellitus(Atena, 2023) Silva, Edson da; Reis, Luis Fernando de Freitas; Toledo, Marileila MarquesO diabetes é uma condição crônica na qual o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar efetivamente a insulina que produz, ocasionando assim, uma hiperglicemia persistente quando não tratado. Pode ser classificado em quatro tipos principais, baseado na sua etiologia: diabetes tipo 1 (DM1), tipo 2 (DM2), diabetes gestacional e outros tipos específicos de diabetes. O DM1 caracteriza-se como uma doença autoimune, poligênica decorrente de destruição das células beta pancreáticas, ocasionando deficiência completa na produção de insulina. O DM2 possui etiologia complexa e multifatorial, envolvendo componentes genético e ambiental e com forte herança familiar, ainda não completamente esclarecida. O diabetes pode causar complicações graves, como doenças cardiovasculares, neuropatias, nefropatias e retinopatias. O diabetes gestacional inicia-se durante a gestação atual. Por fim, temos outros tipos específicos de diabetes. Em qualquer tipo de diabetes, o gerenciamento dos níveis de glicose no sangue, por meio de um plano alimentar, exercícios, medicações e automonitoramento é fundamental para o manejo desta condição e prevenção de complicações agudas e crônicas. A prevenção do diabetes tipo 2 é possível, em muitos casos, com mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação saudável, prática regular de exercício físico e educação em saúde.Item Jogos para educação em diabetes: uma coleção de textos e jogos educativos para complementar a educação em saúde(UFVJM, 2023) Silva, Edson; Reis, Luis Fernando de Freitas; Toledo, Marileila MarquesO diabetes mellitus (DM) é uma condição crônica que vem crescendo mundialmente e no Brasil, mostrando-se essencial e de extrema relevância o seu estudo para melhor entendimento do gerenciamento de todas as etapas de prevenção e tratamento, bem como de suas complicações. Mediante isso, são necessários vários recursos paraauxiliara população obter conhecimento acerca do DM. A partir desse contexto, desenvolvemos alguns jogos de caça-palavras com temas relacionados ao DM e esperamos que eles te auxiliem no processo de obtenção de informações sobre o tema. Além disso, poderá ser uma ferramenta para o desenvolvimento da sociabilização e da construção do conhecimento coletivo entre a pessoa que possui DM e seus familiares, profissionais desaúde,amigos,entre outros. Cada jogo é apresentado por um breve texto com informações atualizadas, expressões e termos relacionados ao DM. São dez textos com temas que incluem definição, diagnóstico e tratamento do DM; tipos de diabetes; hipoglicemia, hiperglicemia e muito mais! Esperamos que os jogos educativos favoreçam o processo de aprender, ensinar e aprimorar os conhecimentos sobre o diabetes de forma lúdica, leve, fácil e muito prática. Sugerimos que cadajogo seja utilizado como forma deintervenção educativa complementar. A você que possui diabetes desejamos muita saúde, boas glicemias e boa sorte com os jogos!Item Os 7 comportamentos do autocuidado no diabetes: da teoria à prática(Pimenta Cultural, 2023) Mourão, Denise Machado; Silva, Edson daEste livro tem como objetivo socializar ações de ensino, pesquisa e extensão do projeto intitulado “Redução da Hemoglobina Glicada mediante processo de Educação em Diabetes centrado na Família” que vem sendo vivenciadas pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Teixeira de Freitas (CRDE-TxF) da Universidade Federal do Sul da Bahia em parceria com o CRDE da Santa Casa de Belo Horizonte. A obra relata a estruturação, o desenvolvimento e os resultados desse projeto desenvolvido junto à comunidade. A metodologia utilizada foi baseada nos 7 comportamentos do autocuidado no diabetes recomendados pela Associação Americana de Educadores em Diabetes. Diante disso, esta obra é um convite para que todos os atores envolvidos com a educação e a formação universitária, no contexto da educação em diabetes, possam dialogar e subsidiar novas práticas de acolhimento e assistência à pessoa com diabetes.