Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/10aa4113-ac1a-4f88-8cd5-d903d2fd6b02
FCBS - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Browse
Item Canva for Education como ferramenta didática no ensino superior na era da COVID-19: relato de experiência(Atena, 2021-07-27) Silva, Maria Fernanda Gomes da; Soares, Eduarda Rodrigues de Souza; Maciel, Gustavo Reis; Silveira, Juciano Cesar da; Reis, Nathália Marilia Pinto dos; Silva, Nicole Ribeiro da; Santos, Rodrigo Lellis; Pereira, Thales Rodrigues; Soares, Victor Hugo de Almeida; Silva, Edson da; BASQUEROTE, Adilson TadeuObjetivo: Descrever a experiência docente com a utilização do Canva for Education em uma disciplina de anatomia humana de um curso superior da área de saúde durante o ensino remoto emergencial decorrente da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, que aborda o relato de experiências vivenciadas com o uso do Canva for Education como ferramenta complementar no ensino de anatomia humana. As estratégias foram vivenciadas por um docente e três mestrandos que atuaram como estagiários em docência em uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Além disso, o trabalho dos educadores buscou explorar algumas das potencialidades que o Canva oferece aos professores no processo de elaboração de materiais educativos inovadores e compartilháveis. Resultados: A adoção de ferramentas do Canva for Education conseguiu proporcionar aos discentes uma forma criativa e interativa de aprendizagem. Além disso, possibilitou incluí-los em seu processo de ensino-aprendizagem, de forma que eles fossem agentes da construção do conhecimento. Durante a disciplina houve uma expressiva produção de conteúdos digitais de forma colaborativa entre educadores e educandos. Assim, o Canva for Education se mostrou como uma potencial estratégia de criação e utilização de recursos educacionais digitais de forma colaborativa e inovadora. Conclusão: O ensino remoto emergencial trouxe inúmeros desafios à comunidade acadêmica, especialmente ao se tratar do uso de novas tecnologias e em como motivar os alunos durante o processo educativo. O uso Canva for Education, como estratégia metodológica complementar ao ensino de anatomia humana, mostrou-se uma experiência exitosa, especialmente, devido à integração discente, estagiários e docente durante o processo de ensino-aprendizagem vivenciado no ensino superior do presente relato.