DCB - Livros, capítulos de livros e folhetos
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Item Centro de referência diabetes nas escolas de Diamantina: uma coletânea para informação e comunicação em diabetes com a comunidade escolar(UFVJM, 2022-04-15) Silva, Edson da; Monteiro, Isabela Silva; Toledo, Marileila Marques; Silva, Rosiane Rosa; Monteiro, Isabela Silva; Toledo, Marileila Marques; Silva, Rosiane RosaA obra ‘Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina: Uma coletânea para informação e comunicação em diabetes com a comunidade escolar’ foi criada em 2022 com o objetivo de reunir os conteúdos educativos digitais elaborados pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina (CRDE). Os conteúdos foram compartilhados em mídias sociais de um projeto de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A série publicará um novo volume a cada ano. O volume 1 foi organizado em dois capítulos que apresentam conteúdos educativos digitais e receitas para pessoas com diabetes. Os conteúdos se referem, exclusivamente, às produções inéditas do projeto de extensão ‘CRDE de Diamantina’ durante os meses de setembro de 2020 a dezembro de 2021. O objetivo da série é compartilhar os volumes do livro digital, de forma gratuita, com todas as escolas e instituições parceiras do CRDE de Diamantina e com as pessoas que convivem com diabetes, os profissionais de saúde e de educação, outros CRDE do Brasil e com todas as pessoas interessadas com a promoção da saúde do aluno que vive com diabetes.Item YouTube TM como fonte de informações sobre diabetes: é tudo fake news?(Atena, 2022-03-04) Silva, Edson da; Santos, Rodrigo Lellis; Guedes, Ana Luísa SimõesIntrodução: A internet e as redes sociais virtuais estão integradas à educação em saúde para promoção do autocuidado em diabetes. Assim, a tecnologia tornou-se cada vez mais importante no cotidiano de pacientes e profissionais de saúde. Neste cenário, o YouTubeTM permite o acesso gratuito às informações relacionadas à saúde. Objetivos: Realizar uma revisão narrativa sobre o papel do YouTubeTM como fonte de informações sobre o diabetes mellitus (DM). Método: Trata-se de um estudo do tipo revisão narrativa da literatura. Para isso, abordou-se o histórico das redes sociais virtuais e as contribuições do YouTubeTM na comunicação e na educação em saúde com ênfase no DM. Resultados: Os usuários do YouTubeTM carregam, assistem e compartilham vídeos que abordam, desde experiências pessoais, até informações clínicas sobre o diabetes. As pessoas que vivem com condições crônicas como o DM utilizam e reproduzem os conhecimentos adquiridos através dessa plataforma. Por isso, o papel do YouTubeTM como fonte complementar de aprendizagem informal é relevante e tem sido discutido. No entanto, a qualidade e a confiabilidade das informações nos vídeos são controversas e o combate à desinformação e às fake news sobre o DM nessa rede social é necessário. Considerações finais: O YouTubeTM é amplamente utilizado tanto na disponibilização, quanto na busca por informações sobre o DM. A qualidade e a confiabilidade das informações nos vídeos nem sempre atendem as diretrizes para o manejo do diabetes. No entanto, é necessário compreender o processo envolvido na produção e na transmissão de informações no YouTubeTM para combater a desinformação e a propagação de notícias inverídicas sobre o DM.Item Diabetes nas escolas: conhecendo o diabetes tipo 1(UFVJM, 2022-01-27) Silva, Rosiane Rosa; Silva, Edson da; Toledo, Marileila Marques; Reis, Janice Sepúlveda; Nobre, Luciana Neri; Bodolay, BodolayEste e-book foi elaborado e validado para o Projeto Diabetes nas Escolas, sendo parte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi criado com o intuito de orientar os pais de crianças e adolescentes de escolas parceiras do Projeto Diabetes nas Escolas. Seu conteúdo foi baseado nas diretrizes atuais para prevenção, controle e tratamento do diabetes e visa contribuir para a melhor compreensão sobre o diabetes mellitus Tipo 1 no ambiente escolar.