DCB - Livros, capítulos de livros e folhetos
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Item Os 7 comportamentos do autocuidado no diabetes: da teoria à prática(Pimenta Cultural, 2023) Mourão, Denise Machado; Silva, Edson daEste livro tem como objetivo socializar ações de ensino, pesquisa e extensão do projeto intitulado “Redução da Hemoglobina Glicada mediante processo de Educação em Diabetes centrado na Família” que vem sendo vivenciadas pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Teixeira de Freitas (CRDE-TxF) da Universidade Federal do Sul da Bahia em parceria com o CRDE da Santa Casa de Belo Horizonte. A obra relata a estruturação, o desenvolvimento e os resultados desse projeto desenvolvido junto à comunidade. A metodologia utilizada foi baseada nos 7 comportamentos do autocuidado no diabetes recomendados pela Associação Americana de Educadores em Diabetes. Diante disso, esta obra é um convite para que todos os atores envolvidos com a educação e a formação universitária, no contexto da educação em diabetes, possam dialogar e subsidiar novas práticas de acolhimento e assistência à pessoa com diabetes.Item Aprendo com o diabetes: exercitando os números de 0 a 10: atividades educativas de apoio para crianças com diabetes(UFVJM, 2024) Coelho, Patiely Meira; Toledo, Marileila Marques; Silva, Edson daEsta obra foi elaborada para apoio à educação matemática infantil. Foi criada com o intuito de auxiliar os pais e os educadores de crianças com diabetes, especialmente aquelas de escolas parceiras do Projeto Diabetes nas Escolas. Seu conteúdo visa contribuir com a inclusão do estudante com diabetes mellitus Tipo 1 no ambiente escolar. As atividades abordam o aprendizado dos numerais de zero a dez, de forma lúdica e com inserção de elementos presentes na rotina da criança que vive com diabetes. As atividades também podem ser realizadas por crianças sem diabetes que convivem com alunos que possuem diabetes e que, naturalmente, também estão em tratamento dentro da escola. Nesse ambiente educativo, a criança com diabetes vivencia episódios de hipoglicemia e hiperglicemia, a utilização do glicosímetro, da caneta de aplicação de insulina, da bomba de infusão de insulina, além dos cuidados diários com a alimentação e as atividades físicas.Item Aspectos gerais do diabetes mellitus(Atena, 2023) Silva, Edson da; Reis, Luis Fernando de Freitas; Toledo, Marileila MarquesO diabetes é uma condição crônica na qual o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar efetivamente a insulina que produz, ocasionando assim, uma hiperglicemia persistente quando não tratado. Pode ser classificado em quatro tipos principais, baseado na sua etiologia: diabetes tipo 1 (DM1), tipo 2 (DM2), diabetes gestacional e outros tipos específicos de diabetes. O DM1 caracteriza-se como uma doença autoimune, poligênica decorrente de destruição das células beta pancreáticas, ocasionando deficiência completa na produção de insulina. O DM2 possui etiologia complexa e multifatorial, envolvendo componentes genético e ambiental e com forte herança familiar, ainda não completamente esclarecida. O diabetes pode causar complicações graves, como doenças cardiovasculares, neuropatias, nefropatias e retinopatias. O diabetes gestacional inicia-se durante a gestação atual. Por fim, temos outros tipos específicos de diabetes. Em qualquer tipo de diabetes, o gerenciamento dos níveis de glicose no sangue, por meio de um plano alimentar, exercícios, medicações e automonitoramento é fundamental para o manejo desta condição e prevenção de complicações agudas e crônicas. A prevenção do diabetes tipo 2 é possível, em muitos casos, com mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação saudável, prática regular de exercício físico e educação em saúde.Item Atualidades em extensão universitária: interdisciplinaridade(Stricto Sensu, 2020) Silva, Edson da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri"Os autores compartilham resultados de suas ações, projetos ou programas de extensão universitária, além de breves ensaios teóricos sobre a temática. Os extensionistas são discentes e docentes de vários cursos de graduação e de pós-graduação, bem como outros profissionais de instituições que estabeleceram parceiras com as universidades envolvidas. Nota-se a importância da atuação inter e transdisciplinar desenvolvida em preciosos trabalhos extensionistas, revelando os avanços nesse campo do ensino superior no Brasil. As vivências compartilhadas corroboram com a consolidação das atividades de extensão que integram, cada vez mais, universitários, instituições e comunidades participantes. Ao longo dos capítulos você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre as atividades de autores de dezesseis instituições. Eles constituíram equipes interdisciplinares como voluntários no intuito de transformarem o processo de formação acadêmica em suas instituições de ensino. Os resultados das vivências extensionistas revelam uma formação acadêmica mais sólida e adequada às realidades locais onde as universidades ou faculdades estão inseridas."Item Canva for Education como ferramenta didática no ensino superior na era da COVID-19: relato de experiência(Atena, 2021-07-27) Silva, Maria Fernanda Gomes da; Soares, Eduarda Rodrigues de Souza; Maciel, Gustavo Reis; Silveira, Juciano Cesar da; Reis, Nathália Marilia Pinto dos; Silva, Nicole Ribeiro da; Santos, Rodrigo Lellis; Pereira, Thales Rodrigues; Soares, Victor Hugo de Almeida; Silva, Edson da; BASQUEROTE, Adilson TadeuObjetivo: Descrever a experiência docente com a utilização do Canva for Education em uma disciplina de anatomia humana de um curso superior da área de saúde durante o ensino remoto emergencial decorrente da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, que aborda o relato de experiências vivenciadas com o uso do Canva for Education como ferramenta complementar no ensino de anatomia humana. As estratégias foram vivenciadas por um docente e três mestrandos que atuaram como estagiários em docência em uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. Além disso, o trabalho dos educadores buscou explorar algumas das potencialidades que o Canva oferece aos professores no processo de elaboração de materiais educativos inovadores e compartilháveis. Resultados: A adoção de ferramentas do Canva for Education conseguiu proporcionar aos discentes uma forma criativa e interativa de aprendizagem. Além disso, possibilitou incluí-los em seu processo de ensino-aprendizagem, de forma que eles fossem agentes da construção do conhecimento. Durante a disciplina houve uma expressiva produção de conteúdos digitais de forma colaborativa entre educadores e educandos. Assim, o Canva for Education se mostrou como uma potencial estratégia de criação e utilização de recursos educacionais digitais de forma colaborativa e inovadora. Conclusão: O ensino remoto emergencial trouxe inúmeros desafios à comunidade acadêmica, especialmente ao se tratar do uso de novas tecnologias e em como motivar os alunos durante o processo educativo. O uso Canva for Education, como estratégia metodológica complementar ao ensino de anatomia humana, mostrou-se uma experiência exitosa, especialmente, devido à integração discente, estagiários e docente durante o processo de ensino-aprendizagem vivenciado no ensino superior do presente relato.Item Centro de referência diabetes nas escolas de Diamantina: uma coletânea para informação e comunicação em diabetes com a comunidade escolar(UFVJM, 2022-04-15) Silva, Edson da; Monteiro, Isabela Silva; Toledo, Marileila Marques; Silva, Rosiane Rosa; Monteiro, Isabela Silva; Toledo, Marileila Marques; Silva, Rosiane RosaA obra ‘Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina: Uma coletânea para informação e comunicação em diabetes com a comunidade escolar’ foi criada em 2022 com o objetivo de reunir os conteúdos educativos digitais elaborados pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina (CRDE). Os conteúdos foram compartilhados em mídias sociais de um projeto de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A série publicará um novo volume a cada ano. O volume 1 foi organizado em dois capítulos que apresentam conteúdos educativos digitais e receitas para pessoas com diabetes. Os conteúdos se referem, exclusivamente, às produções inéditas do projeto de extensão ‘CRDE de Diamantina’ durante os meses de setembro de 2020 a dezembro de 2021. O objetivo da série é compartilhar os volumes do livro digital, de forma gratuita, com todas as escolas e instituições parceiras do CRDE de Diamantina e com as pessoas que convivem com diabetes, os profissionais de saúde e de educação, outros CRDE do Brasil e com todas as pessoas interessadas com a promoção da saúde do aluno que vive com diabetes.Item Construção de um livro digital como tecnologia educacional sobre judicialização da saúde pública(Atena, 2022-02-01) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Silva, Rosiane Rosa; Costa, Catherine de Paula Rabelo; Nunes, Ana Paula NogueiraIntrodução: É crescente a busca por garantia do direito à saúde por via judicial. Portanto, é necessário informar e educar o público sobre a judicialização da saúde pública e suas implicações. Nesse sentido, a inserção de tecnologias educacionais digitais torna-se útil para os gestores da saúde compartilharem informações atualizadas aos interessados no tema. Objetivos: apresentar a criação de uma tecnologia educacional para compartilhamento digital de informações sobre judicialização da saúde pública. Método: estudo com abordagem metodológica, desenvolvido em 4 etapas: 1. definição dos itens relacionados ao desenvolvimento do material educativo; 2. Desenvolvimento da mensagem; 3. Ilustrações e layout; e 4: Reunião dos especialistas para adaptação final e conclusão da tecnologia em formato livro digital. O estudo ocorreu entre janeiro e julho de 2021, integrado à dissertação de A.F.G, mestranda de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se as plataformas digitais e ambientes virtuais: Canva®, Google forms® e WhatsApp® e Messenger. Resultados: este estudo descreveu a criação de um livro digital educativo intitulado ‘Judicialização da Saúde Pública: direitos do cidadão e deveres do estado’. Com 12 temas o livro digital foi elaborado em formatos compatíveis para compartilhamento em redes sociais. Conclusões: Com esse estudo foi possível descrever e construir uma tecnologia educacional em formato de livro digital. A tecnologia foi destinada aos gestores, mas pode ser compartilhada com os usuários do SUS e profissionais das áreas da saúde e do direito que buscam informações sobre a judicialização da saúde pública no Brasil. Espera-se que este tipo de estudo possa trazer contribuições para abordar o tema junto ao público-alvo por conter informações gerais acerca da judicialização da saúde pública no Brasil. Além disso, a versatilidade do livro digital para utilização nas redes sociais é um diferencial que poderá complementar ações de informação, comunicação e educação em saúde sobre o tema.Item CriAtividade Física(UFVJM, 2019) Maturana, Luiz Gabriel; Santos, Letícia Gomes; Alves, Carolina Carvalho; Silva, Gabriel FernandesCaro leitor, a presente cartilha foi concebida como resultado das atividades do projeto "CriAtividade Física 2" e baseia se na interdisciplinaridade no ensino como um caminho metodológico de diálogo entre saberes, ressaltando o caráter de integrar conhecimentos que são trabalhados separadamente O projeto foi construído com o objetivo de elaborar práticas pedagógicas interdisciplinares com Anatomia Humana e voltados para os cursos de graduação das áreas da saúde e ciências biológicas Tratam se de jogos de mesa que incorporam o lazer ativo com um duplo processo educativo por interesses intelectuais através de uma abordagem lúdica, envolvem regras, ludicidade, brincadeira, sociabilização, afetividade, comunicação, negociação, estratégia, memória, concentração e raciocínio lógico O projeto contou com intensa dedicação, por 1 ano de trabalho, de professores e estudantes de Educação Física, participou de alguns eventos científicos e ainda participará de outros Acredita se que a leitura e aplicação desta cartilha disponibilize exemplos de interdisciplinaridade e a percepção de sua importância, seja no ambiente de graduação criando formas de interação entre profissionais de Educação Física, Ciências Biológicas e demais cursos da área da saúde e até mesmo em pessoas que tenham a oportunidade de vivenciá-las valendo se de seus benefícios próprios e pelo aprendizado de Anatomia Humana.Item CriAtividade Física: elaboração de práticas pedagógicas de Educação Física interdisciplinares com Anatomia Humana(UFVJM, 2018) Maturana, Luiz Gabriel; Mourão, Gabriela Ribeiro; Pereira, Izabela Jardim Neves; Gonçalves, Matheus Augusto de Assis; Costa, Neimar de Jesus; Pereira, Ramona Ramalho de SouzaItem Diabetes nas escolas: conhecendo o diabetes tipo 1(UFVJM, 2022-01-27) Silva, Rosiane Rosa; Silva, Edson da; Toledo, Marileila Marques; Reis, Janice Sepúlveda; Nobre, Luciana Neri; Bodolay, BodolayEste e-book foi elaborado e validado para o Projeto Diabetes nas Escolas, sendo parte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi criado com o intuito de orientar os pais de crianças e adolescentes de escolas parceiras do Projeto Diabetes nas Escolas. Seu conteúdo foi baseado nas diretrizes atuais para prevenção, controle e tratamento do diabetes e visa contribuir para a melhor compreensão sobre o diabetes mellitus Tipo 1 no ambiente escolar.Item Extensão Universitária nas Ciências da Saúde no Brasil(Atena, 2020-07-10) Silva, Edson daO e-book “Extensão Universitária nas Ciências da Saúde no Brasil” é uma obra resultante de ações, projetos ou programas de extensão universitária desenvolvidos por estudantes e professores de diferentes cursos das ciências da saúde e de áreas afins. O livro foi organizado em 17 capítulos e aborda trabalhos de extensão universitária muito valiosos, revelando avanços e atualidades nesse campo de atuação do ensino superior no Brasil. Esta obra foi constituída por estudos originários de vivências extensionistas realizadas durante o processo de formação acadêmica em instituições de ensino das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Ao longo dos capítulos você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre as atividades de extensão universitária descritas por autores e coautores de mais de quinze categorias profissionais. A maioria das atividades extensionistas foram desenvolvidas por equipes interdisciplinares, as quais têm contribuído com transformações fundamentais ao processo de formação acadêmica na graduação e na pós-graduação. A vivência na extensão universitária é capaz de promover progressos na formação acadêmica, tornando-a mais comprometida com as necessidades locais, independente da região do país. Além disso, as atividades extensionistas enriquecem o aprendizado ao promover maior integração do conhecimento popular ao conhecimento acadêmico compartilhado entre os envolvidos. Desejo que esta obra seja capaz de estimular a implantação de novos projetos de extensão pelo Brasil e que sirva de motivação para os autores darem continuidade às suas ações, projetos ou programas de extensão universitária. Dedico essa obra à Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), aos extensionistas da UFVJM e às instituições parceiras de nossos projetos, junto aos quais tenho desenvolvido atividades de extensão universitária desde o ano de 2006.Item Jogos para educação em diabetes: uma coleção de textos e jogos educativos para complementar a educação em saúde(UFVJM, 2023) Silva, Edson; Reis, Luis Fernando de Freitas; Toledo, Marileila MarquesO diabetes mellitus (DM) é uma condição crônica que vem crescendo mundialmente e no Brasil, mostrando-se essencial e de extrema relevância o seu estudo para melhor entendimento do gerenciamento de todas as etapas de prevenção e tratamento, bem como de suas complicações. Mediante isso, são necessários vários recursos paraauxiliara população obter conhecimento acerca do DM. A partir desse contexto, desenvolvemos alguns jogos de caça-palavras com temas relacionados ao DM e esperamos que eles te auxiliem no processo de obtenção de informações sobre o tema. Além disso, poderá ser uma ferramenta para o desenvolvimento da sociabilização e da construção do conhecimento coletivo entre a pessoa que possui DM e seus familiares, profissionais desaúde,amigos,entre outros. Cada jogo é apresentado por um breve texto com informações atualizadas, expressões e termos relacionados ao DM. São dez textos com temas que incluem definição, diagnóstico e tratamento do DM; tipos de diabetes; hipoglicemia, hiperglicemia e muito mais! Esperamos que os jogos educativos favoreçam o processo de aprender, ensinar e aprimorar os conhecimentos sobre o diabetes de forma lúdica, leve, fácil e muito prática. Sugerimos que cadajogo seja utilizado como forma deintervenção educativa complementar. A você que possui diabetes desejamos muita saúde, boas glicemias e boa sorte com os jogos!Item Judicialização da saúde pública: direitos do cidadão e deveres do Estado(UFVJM, 2022-01-31) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Nunes, Ana Paula Nogueira; Silva, Rosiane Rosa; Costa, Catherine de Paula RabeloEste e-book foi elaborado para o projeto Análise de vídeos do YouTube sobre a judicialização da saúde: a proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil, sendo parte de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde, Sociedade e Ambiente (SaSA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi criado com o intuito de orientar os gestores municipais de saúde. Seu conteúdo foi baseado nas recomendações da Constituição da Organização Mundial de Saúde, CF/88, Lei 8080 e 8142 e visa contribuir para a melhor compreensão sobre a judicialização da saúde pública no Brasil.Item Uma proposta de jogo educacional digital para apoiar o ensino de anatomia do sistema muscular(Atena, 2020-01-20) Silva, Edson da; Toledo, Marileila MarquesCom o passar dos anos a educação em tem exigido inovação para atender as demandas das novas gerações de estudantes. Neste cenário, os jogos educacionais merecem atenção especial no processo de ensino e aprendizagem de anatomia. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi demonstrar o processo de criação de um jogo educacional digital de anatomia como proposta de apoio ao ensino de anatomia humana. Para a construção do jogo foram realizadas as seguintes etapas: discussões entre os autores, revisão bibliográfica, seleção de palavras ou termos chaves, criação de questões a serem resolvidas para inserção das palavras chaves no jogo, desenvolvimento do jogo on-line. Um jogo de palavras cruzadas foi desenvolvido usando o gerador de palavras cruzadas disponível no site Armored Penguin. O jogo foi intitulado "Anatomia do Sistema Muscular" e todos as terminologias foram adaptadas de livros de anatomia humana. Dicas para cada tópico do jogo foram construídas em torno da descrição de conceitos essenciais sobre anatomia humana do sistema muscular. O jogo educacional foi desenvolvido e disponibilizado ao público através do site www.armoredpenguin.com e permanece on-line com acesso gratuito e ilimitado. Diante do exposto, concluímos que o desenvolvimento de novas estratégias para aprimorar os métodos atuais do ensino de anatomia é relevante e pode ser explorado com a criação de jogos educacionais digitais. Esse tipo de jogo é fácil de utilizar, tem baixo custo e pode ser oferecido aos internautas interessados no ensino de anatomia humana para os cursos da área de ciências biológicas e da saúde.Item O que podemos aprender com os vídeos brasileiros do YouTube sobre retinopatia diabética?(Atena, 2020-07-29) Franca, Elaine Chaves; Matos, Etiane Silva; Souza, Débora Souto; Silva, Edson daUma das complicações microvasculares mais importantes do diabetes mellitus (DM) é a retinopatia diabética (RD). Esta longa causa é a causa mais frequente de lesão adquirida, sendo comum em pacientes com tempo de mau controle do DM. Assim, o suporte à pessoa que possui o DM deve incluir informações e educação em saúde para o enfrentamento da doença e de suas complicações. Nessa, o objetivo deste estudo foi analisado a origem e a qualidade da informação compartilhada nos vídeos sobre RD disponíveis no YouTube do Brasil. Trata-se de uma pesquisa transversal, observacional e analítica. Os dados foram divulgados no YouTube usando 18 de 2018 o termo “retinopatia diabética”. Os 20 vídeos mais assistidos foram avaliados e avaliados por 2 pesquisadores. Foram excluídos os vídeos não gravados em português, não relacionados à RD, duplicados e aqueles com mais de 30 minutos. Cada vídeo foi avaliado quanto à audiência, duração, idioma, área de domínio, origem, intenção e qualidade do conteúdo. O conteúdo dos vídeos foi definido quanto à utilidade para informar o público sobre a RD. A estatística descritiva foi utilizada com valor de p˂0,05. Dos 200 vídeos pré-selecionados, 99 foram assistidos e analisados, sendo 15,2% classificados como muito úteis, 44,4%, apenas úteis, 39,4% pouco úteis e 1% não úteis. Não houve diferença significativa entre as variáveis. No entanto, o apresentado evidenciou, pela primeira vez no Brasil, que os vídeos mais vistos no YouTube até 2019 podem ser estudados uma boa fonte de informação sobre a RD. Além disso, a maioria dos vídeos foram por profissionais, órgãos ou serviços de saúde. Em conclusão, o YouTube tem grande potencial de informar e educar o público sobre a informação e de corroborar com a adoção de medidas de prevenção da RD e da perda de visão RD pelo DM. Embora, não haja todas as informações nos vídeos corretas, que são recomendadas pelas sociedades científicas da área de saúde ou que atendam todas as necessidades como indivíduos da pessoa que possui RD.Item Youtube and its role as a complementary information strategy to combat the Covid-19 pandemic(UFVJM, 2023) Santos, Rodrigo Lellis; Toledo, Marileila Marques; Oliveira, Dhelfeson Willya Douglas; Silva, Edson daThe emergence of COVID-19 and the associated pandemic outbreak demonstrated the need to educate and mobilize the public to adopt behaviors for community mitigation. In a context of rapid epidemiological worsening, the use of digital media to access information benefits the population and can contribute to the control of the impact of the COVID-19 pandemic. This study aimed to evaluate the most viewed Brazilian videos on YouTube as a source of information about COVID-19. The quantitative, observational, and cross-sectional study was conducted on YouTube on 04/30/2020, with videos uploaded between 01/01/2020 and 04/ 30/2020. The descriptor “coronavirus” was used and the first 100 most viewed videos that were recorded in Brazilian Portuguese, related to the topic, unduplicated, and being less than 30 minutes long were selected. Two judges recorded the Uniform Resource Locator (URL) of the videos downloaded from YouTube for data analysis. The 100 videos analyzed showed the following results: 140,027,282 views; 7,201,187 "likes"; 165,624 "dislikes"; 352,541 comments; and a total duration of 12 hours, 28 minutes, and 12 seconds. In terms of content, death was mentioned in 71 videos, and the top prevention behaviors listed by the U.S. Centers for Disease Control and Prevention were addressed by less than one-third of the videos. Most YouTube videos could do a greater job of disseminating information about COVID-19 prevention behaviors, promoting population adherence. Educating, mobilizing, and engaging the public in adopting and practicing behaviors for community mitigation are differential aspects of successfully addressing the COVID-19 pandemic. Given the need for social distancing, YouTube could play an important role in interaction and communication about COVID-19 and be a significant complementary information strategy to combat the pandemic.Item YouTube TM como fonte de informações sobre diabetes: é tudo fake news?(Atena, 2022-03-04) Silva, Edson da; Santos, Rodrigo Lellis; Guedes, Ana Luísa SimõesIntrodução: A internet e as redes sociais virtuais estão integradas à educação em saúde para promoção do autocuidado em diabetes. Assim, a tecnologia tornou-se cada vez mais importante no cotidiano de pacientes e profissionais de saúde. Neste cenário, o YouTubeTM permite o acesso gratuito às informações relacionadas à saúde. Objetivos: Realizar uma revisão narrativa sobre o papel do YouTubeTM como fonte de informações sobre o diabetes mellitus (DM). Método: Trata-se de um estudo do tipo revisão narrativa da literatura. Para isso, abordou-se o histórico das redes sociais virtuais e as contribuições do YouTubeTM na comunicação e na educação em saúde com ênfase no DM. Resultados: Os usuários do YouTubeTM carregam, assistem e compartilham vídeos que abordam, desde experiências pessoais, até informações clínicas sobre o diabetes. As pessoas que vivem com condições crônicas como o DM utilizam e reproduzem os conhecimentos adquiridos através dessa plataforma. Por isso, o papel do YouTubeTM como fonte complementar de aprendizagem informal é relevante e tem sido discutido. No entanto, a qualidade e a confiabilidade das informações nos vídeos são controversas e o combate à desinformação e às fake news sobre o DM nessa rede social é necessário. Considerações finais: O YouTubeTM é amplamente utilizado tanto na disponibilização, quanto na busca por informações sobre o DM. A qualidade e a confiabilidade das informações nos vídeos nem sempre atendem as diretrizes para o manejo do diabetes. No entanto, é necessário compreender o processo envolvido na produção e na transmissão de informações no YouTubeTM para combater a desinformação e a propagação de notícias inverídicas sobre o DM.