DCB - Livros, capítulos de livros e folhetos

Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/e46ff9d9-9c48-4fc0-be34-fd05966c778c

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Uma proposta de jogo educacional digital para apoiar o ensino de anatomia do sistema muscular
    (Atena, 2020-01-20) Silva, Edson da; Toledo, Marileila Marques
    Com o passar dos anos a educação em tem exigido inovação para atender as demandas das novas gerações de estudantes. Neste cenário, os jogos educacionais merecem atenção especial no processo de ensino e aprendizagem de anatomia. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi demonstrar o processo de criação de um jogo educacional digital de anatomia como proposta de apoio ao ensino de anatomia humana. Para a construção do jogo foram realizadas as seguintes etapas: discussões entre os autores, revisão bibliográfica, seleção de palavras ou termos chaves, criação de questões a serem resolvidas para inserção das palavras chaves no jogo, desenvolvimento do jogo on-line. Um jogo de palavras cruzadas foi desenvolvido usando o gerador de palavras cruzadas disponível no site Armored Penguin. O jogo foi intitulado "Anatomia do Sistema Muscular" e todos as terminologias foram adaptadas de livros de anatomia humana. Dicas para cada tópico do jogo foram construídas em torno da descrição de conceitos essenciais sobre anatomia humana do sistema muscular. O jogo educacional foi desenvolvido e disponibilizado ao público através do site www.armoredpenguin.com e permanece on-line com acesso gratuito e ilimitado. Diante do exposto, concluímos que o desenvolvimento de novas estratégias para aprimorar os métodos atuais do ensino de anatomia é relevante e pode ser explorado com a criação de jogos educacionais digitais. Esse tipo de jogo é fácil de utilizar, tem baixo custo e pode ser oferecido aos internautas interessados no ensino de anatomia humana para os cursos da área de ciências biológicas e da saúde.
  • Thumbnail Image
    Item
    YouTube TM como fonte de informações sobre diabetes: é tudo fake news?
    (Atena, 2022-03-04) Silva, Edson da; Santos, Rodrigo Lellis; Guedes, Ana Luísa Simões
    Introdução: A internet e as redes sociais virtuais estão integradas à educação em saúde para promoção do autocuidado em diabetes. Assim, a tecnologia tornou-se cada vez mais importante no cotidiano de pacientes e profissionais de saúde. Neste cenário, o YouTubeTM permite o acesso gratuito às informações relacionadas à saúde. Objetivos: Realizar uma revisão narrativa sobre o papel do YouTubeTM como fonte de informações sobre o diabetes mellitus (DM). Método: Trata-se de um estudo do tipo revisão narrativa da literatura. Para isso, abordou-se o histórico das redes sociais virtuais e as contribuições do YouTubeTM na comunicação e na educação em saúde com ênfase no DM. Resultados: Os usuários do YouTubeTM carregam, assistem e compartilham vídeos que abordam, desde experiências pessoais, até informações clínicas sobre o diabetes. As pessoas que vivem com condições crônicas como o DM utilizam e reproduzem os conhecimentos adquiridos através dessa plataforma. Por isso, o papel do YouTubeTM como fonte complementar de aprendizagem informal é relevante e tem sido discutido. No entanto, a qualidade e a confiabilidade das informações nos vídeos são controversas e o combate à desinformação e às fake news sobre o DM nessa rede social é necessário. Considerações finais: O YouTubeTM é amplamente utilizado tanto na disponibilização, quanto na busca por informações sobre o DM. A qualidade e a confiabilidade das informações nos vídeos nem sempre atendem as diretrizes para o manejo do diabetes. No entanto, é necessário compreender o processo envolvido na produção e na transmissão de informações no YouTubeTM para combater a desinformação e a propagação de notícias inverídicas sobre o DM.