PPGTAS - Mestrado Profissional em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/d9819c75-7fcd-4906-b925-a27d595c7396
Browse
3 results
Search Results
Item Inclusão de pessoas com deficiência:um desafio observado no campus mucuri da UFVJM(UFVJM, 2018) Soares, Marcos Valério Martins; Cabral, Stenio Cavalier; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cabral, Stenio Cavalier; Macedo, Rogério Fernandes; Silva, Vanessa Juliana daConsiderada uma conquista dos movimentos sociais em prol dos grupos menos favorecidos a inclusão de pessoas com deficiência na educação e, consequentemente no ensino superior, tem mobilizado comunidades nacionais e internacionais na produção de documentos fundamentais em relação ao arcabouço necessário para concepção da premissa inclusiva. Compreendendo as implicações destas medidas nas questões didático-pedagógicas dos cursos das IES; bem como da necessidade de qualificação de seus servidores e ainda, da necessidade de alterações arquitetônicas de infraestrutura, tecnológicas e atitudinais; faz-se necessário verificar as condições minimamente disponíveis para um atendimento inclusivo e de qualidade. Determinantes como a Lei 13.409/2016 desafiam a educação superior à adaptação de suas políticas internas, especialmente de seus processos de seleção, ao atendimento das pessoas com deficiência que passam a merecer (perante a lei) a mesma atenção dispensada às pessoas que se autodeclaram pretos, pardos e índios. Neste contexto; a partir da revisão da literatura das concepções conceituais do processo de educação inclusiva, perpassando pelo histórico do ensino superior brasileiro, suas políticas públicas de inclusão, acesso e democratização no contexto de interiorização e expansão, em um vale que viveu anos na expectativa de iniciativas políticas de educação superior gratuita e de qualidade; buscou-se por meio da observação e descrição dos fenômenos correspondentes, tendo como método o estudo de caso, identificar os impactos e desafios da entrada de pessoas com deficiência no ensino superior no campus Mucuri da UFVJM. Em nosso entendimento, preocupar-se com a inclusão destas pessoas nos espaços acadêmicos é como se preocupar com a sua própria inclusão em qualquer espaço. Uma questão de respeito. De equidade. Assim, acredita-se que algumas questões precisam ser respondidas passando intencionalmente pela revisão da missão da IES e de cada um dos cursos ofertados e que uma vez conhecidos os tipos de acessibilidade necessárias, faz-se necessário observar os construtos internos (forças e fraquezas) da entidade, a fim de que se estabeleça uma política própria, abrangente e vanguardista das novas propostas educacionais (oportunidades) e livre de vícios e elementos (ameaças) que comprometam sua universalidade, fazendo-nos entender que pensar políticas públicas de inclusão vai além de questões estruturais, é uma questão de postura.Item Desenvolvimento de um sistema para comparação de preços em supermercados na cidade de Teófilo Otoni(UFVJM, 2017) Teixeira, Oséas; Cabral, Stenio Cavalier; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Brito, Alexandre Faissal; Oliveira, Luciano Jose de; Costa, Alexandre Sylvio Vieira da; Franco, Mauro Lucio; Cabral, Stenio CavalierDiante do período de crise econômica em que o país se encontra o que se busca são preços baixos e ofertas promocionais. Ao se analisar os supermercados existentes na cidade de Teófilo Otoni - MG, pôde-se perceber que, apesar de divulgarem seus preços através de redes sociais como o Facebook, os principais meios pelos quais se faz essa divulgação de preços de produtos e ofertas promocionais são anúncios em rádio e televisão além de se utilizar banners e panfletos, os quais trazem consigo impedimentos no quesito facilidade de acesso à informação. O objetivo desse estudo é desenvolver um sistema para comparação de preços em supermercados na cidade de Teófilo Otoni que, com base em uma lista de compras incrementada pelo próprio usuário, indique onde comprar cada item com o menor preço, bem como realizar uma compra única com o melhor custo benefício, além de indicar promoções em tempo real, tudo em prol da economia e facilidade ao realizar as compras. Levando em consideração a disseminação da internet e a popularização dos smartphones, optou-se pelo desenvolvimento de um sistema web para comparação de preços em supermercados. O banco de dados desse sistema possui informações de códigos de barras de produtos comercializados no Brasil, com funcionalidades criadas para trazer economia e mitigar o tempo gasto em pesquisa de preços. Durante a fase inicial do projeto atentou-se para a parte visual do produto, investindo-se em interfaces intuitivas que por serem amigáveis e fáceis de utilizar diminuem significativamente a curva de aprendizado, capazes de se adaptar a qualquer tipo de tela de dispositivos móveis ou não. Foram aplicados algoritmos inteligentes capazes de otimizar o processo de busca e comparação de preços, tornando a experiência de uso bastante agradável. É válido lembrar que esse projeto contou com a experiência de empresários donos de supermercados, os quais contribuíram com informações relevantes agregando muito mais valor à pesquisa. Após a implementação do sistema e de vários testes realizados, observou-se que tal ferramenta será sim importante se inserida no contexto do objeto de estudo diante do período de crise e recessão que o país enfrenta, trazendo vantagens financeiras tanto para o empresário que poderá dar mais visibilidade ao seu negócio quanto ao consumidor em agilidade, praticidade e economia no processo de compra. Durante os testes observou-se que o sistema de comparação de preços em supermercados mostrou ser também uma ferramenta capaz de coletar informações de hábitos alimentares dos usuários e variações de preços de alimentos, podendo essas informações serem úteis para profissionais da área da saúde nutricional e órgãos estatísticos como IBGE e DIEESE.Item Tecnologias integradas aos planos de gestão em projetos na construção civil: um estudo de caso(UFVJM, 2016) Oliveira, Acly Ney Santiago de; Cabral, Stenio Cavalier; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cabral, Stenio Cavalier; Oliveira, Altamir Fernandes de; Rocha Filho, Geraldo Moreira da; Porto, Thiago BomjardimA quebra de paradigmas na indústria da construção civil tem se tornada rotineira, o crescimento vigente da concorrência, o aumento das exigências tanto do consumidor quanto dos órgãos fiscalizadores, a preocupação com o bem-estar do homem e a busca pela obtenção de um ambiente socialmente inclusivo, tem alterado as metodologias dentro do setor. Dessa forma, buscando gerar um trabalho inovador e que represente um modelo prático aplicável de como lidar, não somente com os procedimentos gerais e necessidades de melhorias competitivas e inclusivas do setor supramencionadas, mas também com as variáveis únicas de cada novo projeto, de forma a capacitar as empresas e profissionais do ramo a geri-los com eficácia, fez-se o estudo de caso de uma obra próxima ao município de Teófilo Otoni. Partindo das informações contidas no Guia PMBOK®, (Project Management Body of Knowledge), e de conhecimentos técnicos adquiridos em 11 anos de atuação em projetos de construção civil pelo autor, desenvolveram-se os métodos e planos de gerenciamento abordados nesse estudo de caso. A manutenção do escopo inicial com todos os parâmetros de qualidade exigidos, atendendo aos anseios do cliente e comunidade envolvidos, bem como a redução em cerca de 20% do tempo e custo disponibilizados para a construção da obra, a formação e aprimoramento da equipe, o cumprimento de metas e outros grandes ganhos foram contabilizados, assegurando assim, a solidez da nova tecnologia elaborada, o que traz consigo novos horizontes em gerenciamento de projetos no domínio da construção civil.