PPGTAS - Mestrado Profissional em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (Dissertações)
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/d9819c75-7fcd-4906-b925-a27d595c7396
Browse
Item A Alfabetização no Brasil e as novas tecnologias da informação e da comunicação: um estudo com professores nas escolas públicas do município de Teófilo Otoni (MG)(UFVJM, 2021) Silva, Alexandra Aparecida Jovito; Alves, Wederson Marcos; Franco, Mauro Lúcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Objetivou-se com esta pesquisa investigar a apropriação de novas tecnologias da informação e da comunicação, como ferramentas facilitadoras da aprendizagem no ciclo inicial de alfabetização da Educação Básica, pelos professores que atuam no ciclo de alfabetização das escolas estaduais e municipais da zona urbana de Teófilo Otoni/MG. O estudo se desenvolveu com base em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Após análise das informações obtidas, os resultados nortearam a elaboração de propostas e sugestões para o enfrentamento de situações-problemas, relacionados à dificuldade de acesso e utilização das novas tecnologias, pelos professores no trabalho de alfabetização de crianças de 6 a 8 anos. O levantamento bibliográfico forneceu subsídios que embasaram a pesquisa documental e de campo. A pesquisa documental versou sobre a análise da Estrutura das carreiras dos profissionais da Educação básica de Minas Gerais, Lei 21710/2015 e da Lei 6381/2012 que, fixa o piso salarial dos professores do município de Teófilo Otoni, não havendo nestes documentos nenhuma previsão de incentivo a busca por aprimoramento profissional docente. A pesquisa de campo, realizada por meio amostral, consistiu na aplicação de um questionário, junto aos professores alfabetizadores do grupo de escolas públicas municipais e estaduais, selecionadas, envolvendo ainda, entrevista com os gestores destas escolas. Tais ações buscaram identificar o nível de capacitação dos educadores para alfabetizar, usando novas tecnologias; verificar se as novas tecnologias estão presentes na rotina de ensino no ciclo de alfabetização, e se os docentes estão preparados e motivados para tal atuação; e ainda, verificar a estrutura tecnológica disponível nas escolas participantes. De modo geral, a pesquisa evidenciou que para alfabetizar, tendo as novas tecnologias como aliadas, é necessário preparo técnico dos docentes, disponibilidade de recursos e motivação profissional e, nestes aspectos há pontos a se avançar, nas instituições analisadas.