Browsing by Author "Santiago, Douglas Frederico Guimarães"
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Item Material didático envolvendo o uso do Octave como suporte para o aprendizado de álgebra linear(UFVJM, 2022) Valadão, Mônica Aparecida Cruvinel; Benfica, Flaviano Luiz; Santiago, Douglas Frederico Guimarães; Porto, Anderson Luiz PedrosaItem Tecnologias de Informação e Comunicação Digitais no ensino: produção de um Material Didático e Instrucional para apoio às aulas práticas de física(UFVJM, 2021) Souza, Fabiula Fernandes de; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Fonseca, Alexandre Ramos; Santiago, Douglas Frederico Guimarães; Martins, Paulo SérgioOs métodos de ensino precisam se adequar às transformações tecnológicas, uma vez que os alunos se mostram cada vez mais inseridos neste meio. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Física é citado pela BNCC na competência 3 e destaca o uso de softwares e aplicativos no processo de ensino desta disciplina. Uma alternativa para inclusão das aulas experimentais no Ensino de Física é o uso dos laboratórios Virtuais de Aprendizagem que são recursos digitais que permitem simular experimentos com o apoio dos Softwares Educacionais. Este estudo tem por objetivo a produção de um material didático e instrucional contendo roteiros com atividades experimentais para auxiliar as aulas de Física do 1º ano do Ensino Médio por meio de simulações disponíveis nos softwares educacionais LabVirt e Phet. O Phet e LabVirt possuem uma interface lúdica e interativa com tutoriais e simulações com potencial de serem importantes aliados ao reforço dos conteúdos estudados em sala de aula e também para introdução e construção de novos conteúdos. A apostila é composta por 13 roteiros de aulas, divididos entre 9 conteúdos trabalhados no primeiro ano do Ensino Médio: Grandeza Vetorial, Deslocamento e Tempo, Velocidade e Tempo, Aceleração, Queda Livre, Força Peso, Força de Atrito, Forças de Ação e Reação e Energia Mecânica. Os roteiros são divididos em 2 grupos, 6 roteiros com exemplos e atividades trabalhadas no software Phet e os outros 7 roteiros no software LabVirt. As escolas públicas brasileiras apresentam um grande deficit de laboratórios de Física presenciais, portanto a apostila se apresenta como uma alternativa a esses laboratórios, sendo vista, então, como uma ferramenta a mais para ser usada em sala de aula ou de forma remota. O aluno pode acessar os softwares de inúmeras localizações e formas diferentes, resolvendo atividades, aprendendo de uma forma lúdica e didática. Ao utilizar o material proposto espera-se que os alunos e professores conheçam e se familiarizem com mais de um software, ampliando as possibilidades de aplicações dos conteúdos estudados.Item O uso de softwares educacionais por professores de matemática(UFVJM, 2019) Fernandes, Nayara Rocha; Andrade, Paulo César de Resende; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Fonseca, Alexandre Ramos; Domingos Neto, Silvino; Santiago, Douglas Frederico GuimarãesO software educacional é uma das ferramentas que viabilizam potencializar o ensino de matemática. A integração dos softwares educacionais amplia as possibilidades que o professor dispõe para o uso do computador na construção do conhecimento. Porém demanda um saber tecnológico mais avançado por parte do professor e, consequentemente, uma formação mais sólida e mais ampla. Considerando este cenário, desenvolveu-se o presente estudo com o objetivo principal de investigar a utilização de softwares educacionais por professores de matemática, egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo-descritivo. Inicialmente buscou-se identificar como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) propõe a utilização dos softwares educacionais dentro das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática. Por meio de questionário online, verificou-se que os softwares educacionais foram utilizados no decorrer do curso. Constatou-se que aproximadamente metade dos entrevistados que atuam como professores de matemática alegaram utilizar e/ou ter utilizado softwares educacionais em suas práticas de ensino. Após a análise de dados desta etapa, buscou-se identificar como os professores de matemática utilizam os softwares em suas práticas de ensino, os desafios e as potencialidades. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. São inúmeros os desafios voltados para infraestruturas insuficientes das instituições educacionais, que muitas vezes impossibilita aos professores realizar aulas em ambientes informatizados. Mesmo assim os entrevistados tentam, dentro de seus limites e possibilidades, utilizar softwares nas práticas de ensino e aprendizagem visando proporcionar benéficos nas práticas pedagógicas. Os benefícios citados pelos professores estão relacionados à questão da agilidade nas práticas de ensino, ao melhor aprendizado dos alunos, à ampliação das possibilidades de explorar conteúdos, dentre outros. Pretende-se contribuir com este estudo para o campo da formação inicial de professores de matemática em articulação com a utilização de TDIC no ensino.