Browsing by Author "Lopes, Marco Thulio Vieira"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Ensino a Distância: aspectos históricos e dinâmica de funcionamento(UFVJM, 2022) Lopes, Marco Thulio Vieira; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Bonadiman, Heron Laiber; Lannes, WagnerO presente trabalho foi realizado durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGCH/UFVJM). Quanto à metodologia, esta é uma pesquisa em que realizamos uma análise qualitativa, de base, descritiva e bibliográfica, através de uma revisão sistemática da literatura. O objetivo da pesquisa foi compreender as especificidades da modalidade Ensino a Distância. A dissertação foi elaborada em quatro capítulos, sendo o primeiro de apresentação introdutória, os dois seguintes no formato de artigos e por fim as considerações finais. O primeiro artigo aborda o Ensino a Distância no Brasil numa perspectiva histórica. São apresentados dados da evolução temporal da modalidade de ensino e suas relações socioeconômicas, tratando a possível existência de uma cultura mercadológica no EaD. O segundo artigo aborda alguns aspectos importantes na dinâmica do Ensino a Distância. São explorados temas como o ensino-aprendizagem, os ambientes virtuais de aprendizagem, a interatividade e a autonomia. Além disso, exploramos um dos grandes desafios da educação: a evasão estudantil. Para tal, destacando alguns potencializadores da evasão e a evasão no EAD da UFVJM para então, apresentar alguns fatores que podem contribuir para a diminuição da evasão nesta modalidade de ensino. Nossa pesquisa permite concluir que o Ensino a Distância continua crescendo no Brasil e esse crescimento é baseado em uma lógica que transforma o ensino em mercadoria. Concluímos também que um Ambiente Virtual de Aprendizagem que permita a interatividade e favoreça a autonomia do estudante é o mais interessante para esta modalidade de ensino. Quanto à evasão, identificamos que uma equipe multidisciplinar pode inibi-la com ações numa perspectiva individual (alunos e profissionais) e numa perspectiva institucional (no grupo como um todo). Neste sentido, nossa pesquisa é mais um passo para a compreensão do EAD, suas potencialidades e sua importância social.