Browsing by Author "Landy, Sara Lúcia de Lima"
Now showing 1 - 1 of 1
- Results Per Page
- Sort Options
Item Gestão por competência e a eficiência e a eficácia organizacional das Instituições Federais de Ensino Superior: proposta de um modelo teórico(UFVJM, 2022) Landy, Sara Lúcia de Lima; Sant´Anna, Antonio Genilton; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant'Anna, Antonio Genilton; Tameirão, Cinthya Rocha; Gomes Pereira, João Antônio; Magno, LucasA literatura aponta que, mesmo depois de mais de 15 anos da publicação do Decreto nº 5.7007/2006, ainda é incipiente o número de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que implantaram, efetivamente, a gestão por competência. Entre os desafios enfrentados por estas instituições destaca-se o fato de não existir um modelo teórico de gestão de pessoas que considere as especificidades dessas instituições. Por isso esse estudo busca responder a seguinte questão: Qual modelo teórico de gestão por competência pode contribuir para a eficiência e para a eficácia organizacional de uma IFES? Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo teórico de gestão por competência para as IFES, que contribua para a melhoria da eficiência e da eficácia dessas instituições. Além disso, busco apresentar a gestão por competência como um modelo de gestão relevante para a melhoria do desempenho organizacional das IFES e compreender como esse sistema de gestão pode contribuir para a eficiência e a eficácia organizacional dessas instituições. Intentou ainda, identificar os impactos da implantação da gestão por competência na eficiência e na eficácia organizacional das IFES. Buscando alcançar tais objetivos, desenvolveu-se um Estudo Teórico e se recorreu à pesquisa bibliográfica para elaborar a teoria e definir os conceitos. Os principais resultados indicam que a gestão por competência pode contribuir para melhorar a eficiência e a eficácia do desempenho organizacional das IFES. Foram recomendadas novas pesquisas empíricas que testem e avaliem a teoria desenvolvida nessa pesquisa.