Departamento de Turismo

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/e4793d30-7c83-452c-a0da-c484a66707fa

TUR - Departamento de Turismo

Browse

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • Thumbnail Image
    Item
    El turismo en Diamantina y la relación de la ciudad con la universidad: una mirada bajo la perspectiva de la teoría del reconocimiento
    (Centro de Investigaciones y Estudios Turísticos, 2017) Silveira, Carlos Eduardo; Medaglia, Juliana; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Paraná (UFPR)
  • Item
    Sibilas: da Babilônia ao Brasil
    (2016) Magnani, Maria Cláudia Almeira Orlando
  • Thumbnail Image
    Item
    Trilha Verde da Maria Fumaça: patrimônio ferroviário e turismo no Vale do Jequitinhonha
    (Zysman Neiman, 2016-10-15) Moreira, Rosalia Aparecida [UFVJM]; Araújo, Hugo Rodrigues [UFVJM]
    Em 1986, foi criado nos Estados Unidos a Rails-to-Trails Conservancy, entidade sem fins lucrativos com a missão de contribuir para conservação do patrimônio ferroviário, transformando os ramais abandonados em trilhas ferroviárias destinadas, exclusivamente, para caminhantes, ciclistas e cavaleiros. Com essa perspectiva, há 15 anos iniciou-se uma mobilização comunitária para transformar o antigo Ramal Ferroviário Corinto-Diamantina, localizado no Vale do Jequitinhonha/MG, na primeira trilha ferroviária do Brasil, denominada Trilha Verde da Maria Fumaça - TVMF. Além da conservação dos bens ferroviários, a TVMF busca a dinamização da economia local através do Turismo de Base Comunitária. Este artigo corresponde a um estudo de caso da TVMF, de caráter exploratóriodescritivo. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica e entrevista do gestor da ONG Caminhos da Serra, utilizando questionário semiestruturado. A análise qualitativa dos dados permitiu obter resultados que proporcionam o entendimento sobre a TVMF, contribuem para a abertura da discussão sobre trilhas ferroviárias no Brasil e fornecem informações para subsidiar aplicações práticas em outras ferrovias que se encontram abandonadas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Guia de consulta: conhecer para respeitar: patrimônio e cidadania em Diamantina
    (2011, 2011) Medaglia, Juliana (org.); Silveira, Carlos Eduardo (org.)
  • Thumbnail Image
    Item
    Relatório: encontro de atores da cadeia do extrativismo vegetal da Serra do Espinhaço
    (UFVJM, 2009) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    O Encontro de atores da cadeia do Extrativismo Vegetal da Serra do Espinhaço, realizado no dia 23 de setembro de 2009, em Diamantina, MG, teve como principais objetivos: - Dar visibilidade à importância econômica, social, cultural e ambiental do extrativismo vegetal das "Plantas ou Flores secas" na Serra do Espinhaço/Alto Jequitinhonha; - Explicitar os conflitos que estão ocorrendo com as populações/comunidades que estão envolvidas com a atividade; -Possibilitar um momento de levantamento e encaminhamentos.
  • Thumbnail Image
    Item
    Perfil da demanda turística real de Diamantina e região: características de viagem, motivações, percepções & expectativas
    (2012-06) Silveira, Carlos Eduardo (Coord.); Medaglia, Juliana (Coord.); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    2.1 Objetivo Geral Identificar o Perfil da Demanda Turística a fim de conhecer suas motivações e percepções acerca dos destino Diamantina e Região. 2.2 Objetivos Específicos Verificar as motivações do turista que visita Diamantina; Descobrir o interesse do turista em conhecerem as cidades da Estrada Real; Comparar as expectativas dos turistas com o grau de satisfação após vivenciar o destino.
  • Thumbnail Image
    Item
    Perfil da demanda turística real de Diamantina e região: características de viagem, motivações, percepções & expectativas
    (2014-08) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silveira, Carlos Eduardo (Coord.); Medaglia, Juliana (Coord.)
    2.1 Objetivo Geral Identificar o Perfil da Demanda Turística a fim de conhecer suas motivações e percepções acerca dos destino Diamantina e Região. 2.2 Objetivos Específicos Verificar as motivações do turista que visita Diamantina; Descobrir o interesse do turista em conhecerem as cidades da Estrada Real; Comparar as expectativas dos turistas com o grau de satisfação após vivenciar o destino.auxílio de Palm® Tops, ou seja, com nova tecnologia que envolveu professores e estudantes dos Cursos de Turismo, Bacharelado em Humanidades e Sistemas de Informação e vem sendo aprimorada desde as edições passadas. Os Palm® Tops foram solicitados pelo Curso de Turismo e pertencem ao Laboratório do Curso. A bolsista financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, continuou assessorando a evolução do Projeto, apesar do término do período de bolsa e de seu curso no primeiro semestre de 2014. A utilização da nova tecnologia, ainda que tenha demandado adaptações do processo, auxiliou na sua modernização, o que obviamente resultou em agilidade na tabulação. Como nesta edição a aplicação continuou centrada nos alunos das disciplinas de Marketing de Destinos e Produtos Turísticos e de Planejamento e Organização do Turismo, o treinamento ocorreu em sala de aula, nos dias 8 e 9 de maio, com o intuito de capacitar, treinar e sanar dúvidas de utilização dos Palm® Tops e do próprio processo de pesquisa de campo.
  • Thumbnail Image
    Item
    Cidades médias : bases teóricas e estudos aplicados à Diamantina
    (Fino Traço, 2015) Sathler, Douglas; Amorim Filho, Oswaldo Bueno; Varajão, Guilherme Fortes Drummond Chicarino
    "O livro reúne os resultados do projeto Estrutura Urbana das Cidades de médio porte: um estudo sobre a morfologia urbana e a distribuição das funcionalidades em Diamantina, financiado pela Fundação de Amparo à pesquisa do estado de Minas Gerais, e desenvolvido pelo Centro de Estudos em Geociências (CeGeo) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), pela Faculdade Interdisciplinar de Humanidades (FIH-UFVJM), pela pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (pUCMinas) e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A impressão e a editoração contou com financiamento da prefeitura Municipal de Diamantina por meio do Conselho Municipal de preservação do patrimônio Cultural e de políticas Culturais de Diamantina, da Associação Comercial e industrial de Diamantina, da Câmara dos Dirigentes Logistas de Diamantina, da Diamantina Seguros e Serviços e da planejar Engenharia".