Departamento de Zootecnia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/bb8409aa-976e-4a40-b502-e37e95fcea7e

Browse

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Thumbnail Image
    Item
    Produção de leite em sistemas rotacionados de capim-mombaça
    (UFVJM, 2015) Carvalho, Ana Luiza Silva [UFVJM]; Almeida, Otávio Goulart de; Silveira, Hugo Vinícius Lelis [UFVJM]; Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Gusmão, Jessica Oliveira; Braz, Thiago Gomes dos Santos [UFVJM]; Martuscello, Janaina Azevedo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Departamento de Zootecnia; Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Departamento de Zootecnia; Universidade Federal de Lavras (UFLA)
    A produção animal em pastagens apresenta vantagens em relação aos outros sistemas de produção. Geralmente, o pasto é o alimento mais viável economicamente para a alimentação de ruminantes. O capim-mombaça é uma cultivar de Panicum maximum nativa da África, essa cultivar apresenta desenvolvimento satisfatório em sistemas de manejo mais intensivos e com altas taxas de lotação. Porém, para garantir a produtividade animal, a fisiologia da forrageira deve ser respeitada com auxilio das alturas de entrada de saída adequadas a cada espécie.
  • Thumbnail Image
    Item
    Paramêtros sobre silagem de sorgo
    (UFVJM, 2015) Soares, Natalia de Avila [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Oliveira, Anderson Rodrigues de [UFVJM]; Cunha, Thauanna Eulina Gomes da; Santos, Jorge Fellipe Rodrigues da Costa; Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Bellan, Julio de Sales Lima Neto [UFVJM]; Campos, Arnon Henrique Anésio [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus de São Luís de Montes Belos
    O Brasil, devido à sua vasta extensão territorial, associado ao clima predominantemente tropical, destaca-se no contexto mundial como uma das grandes potências para a produção animal. Essa característica do clima ainda permite a existência de uma grande diversidade de plantas forrageiras, de elevado potencial de produção por área. No entanto, a estacionalidade na produção de forragem tem sido apontada como um dos fatores que mais contribui para a baixa produtividade dos rebanhos. O processo de ensilagem serve como alternativa para suprir a demanda alimentar no período de estacionalidade. O sorgo, devido a sua boa qualidade qualitativa e quantitativa segue como uma cultura em potencial para a produção de silagem.
  • Thumbnail Image
    Item
    Impacto da qualidade da forragem na performance e saúde do animal
    (UFVJM, 2015) Nascimento, Artur Amaral [UFVJM]; Ferreira, Mariane Rodrigues [UFVJM]; Oliveira, Anderson Rodrigues de [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Soares, Natália de Ávila [UFVJM]; Resende, Elton Silva [UFVJM]; Bellan, Júlio de Sales Lima Neto [UFVJM]; Rios, Julian Ferraz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
    Sabe-se que um dos principais componentes do sistema de produção da pecuária é a alimentação, especialmente as pastagens. Com isso objetivou-se a partir desse trabalho, descrever quais são os impactos da qualidade da forragem sobre a saúde e a performance do animal. A qualidade da forragem é um fator muito importante quando se avalia produtividade animal. Os processos de conservação de forragem, fenação e ensilagem, causam alterações acentuadas na composição química da forragem. A idade da planta é outro fator de declínio no valor nutritivo da forragem, principalmente nas gramíneas do grupo C4. A qualidade da planta forrageira varia de espécie para espécie, sendo que plantas forrageiras de clima tropical apresentam qualidade nutricional inferior. A saúde animal e produção animal está estritamente relacionada com a nutrição, a qual depende basicamente de quatro fatores: exigências nutricionais, composição e digestibilidade dos alimentos e quantidade de nutrientes que o animal ingere. Pastos mal manejados fica propicio ao surgimento de plantas tóxicas, que pode assim afetar o sistema imunológico do animal. Já na falta de minerais, possuem 3 funções essenciais ao organismo dos animais. Portanto, deve ser fornecido aos animais plantas forrageiras de ótima qualidade e na falta dessa forrageira, principalmente nos períodos escassos do ano, deve haver o fornecimento de suplementos concentrados, a fim de suprir todas as necessidades do animal para obtenção do sucesso na atividade.
  • Thumbnail Image
    Item
    Aspectos teóricos que norteiam a pecuária de corte
    (UFVJM, 2015) Oliveira, Anderson Rodrigues de [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Arcanjo, Angelo Herbet Moreira [UFVJM]; Soares, Natalia de Avila [UFVJM]; Anésio, Arnon Henrique Campos [UFVJM]; Nascimento, Artur Amaral [UFVJM]; Ferreira, Mariane Rodrigues [UFVJM]; Bellan, Júlio de Sales Lima Neto [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A atividade pecuária, principalmente a tropical, demonstra potencialidades inquestionáveis do ponto de vista econômico e nutricional. Porém, existem paralelos conceitos que a torna como prática reacionária ao desenvolvimento sustentável. Principalmente no que tange a capacidade do bovídeo em produzir e lançar à atmosfera, gases responsáveis pelo aquecimento global. Diante do exposto, objetivou-se com esta revisão bibliográfica explanar alguns dos principais motivos que levaram a corrente conservadora, marginalizar esta fonte dietética de proteína de origem animal abordando as estimativas de projeções de gases, o seu impacto ao ambiente, estratégias para reduzir as emissões de metano bem como algumas barreiras de comprometem a eficiência estratégica do manejo.