Departamento de Zootecnia
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/bb8409aa-976e-4a40-b502-e37e95fcea7e
Browse
Item Capacitação de estudantes de escolas agrícolas do Piauí como estratégia de estímulo e fortalecimento da produção de raças nativas(UFVJM, 2015) Almeida, Maíra da Silva [UFVJM]; Carvalho, Débora Araújo de [UFVJM]; Almeida, Marcos Jacob de Oliveira; Pedreira, Marcelo Mattos [UFVJM]; Bonafé, Cristina Moreira [UFVJM]; Pires, Aldrin Vieira [UFVJM]; Moreira, Rosane Lemes [UFVJM]; Sousa, Pacelli Rodrigues de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Departamento de Zootecnia; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio-Norte; Universidadede Federal do Piaui (UFPI). Departamento de Zootecnia; Universidade Federal do Piauí (UFPI). Centro de Ciências BiológicasObjetivou-se com o trabalho prover aos filhos de agricultores familiares via escolas agrícolas inovações tecnológicas que possibilitam a produção sustentável, com implantação de Unidades de Transferência de Tecnologia - UTTs de animais nativos nas Escolas Agrotécnicas e Famílias Agrícolas, proporcionando alternativas para inserção dos alunos no mundo do trabalho e geração de oportunidades de melhoria de qualidade de vida. O trabalho foi executado pela Embrapa, através de sua unidade Meio – Norte, localizada em Teresina no Estado do Piauí, desenvolvido no período de julho de 2012 a janeiro de 2014 em parceria com outras instituições como: BNB, SEDUC, AEFAPI, SDR, EMATER, CODEVASF, CONAB, SEBRAE, CAT, MDA, SENAR, em 10 escolas agrícolas do Piauí, sendo destas 9 Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) que são coordenadas pela AEFAPI e uma Escola Agrotécnica coordenada pela SEDUC. Estas instituições de ensino estão localizadas em 09 municípios diferentes, abrangendo todas as regiões do Estado. O Projeto “Produtores do Futuro” através das Escolas Agrícolas promoveu a capacitação e o treinamento dos jovens rurais por meio de cursos profissionalizantes, palestras educativas e informativas, dias de campo, oportunizando a qualificação e a preparação para atuar no mundo do trabalho. Ainda há muito a ser realizado, porém os resultados prévios mostram é possível criar alternativas de exploração agropecuária no Nordeste brasileiro, com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias adequadas a cada localidade.