Departamento de Enfermagem

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ENF - Departamento de Enfermagem

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    Identificação e análise de erros no preparo de medicamentos em uma unidade pediátrica hospitalar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem, 2011-03-01) Veloso, Isabella Rocha; Telles Filho, Paulo Celso Prado [UFVJM]; Durão, Ana Maria Sertori; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Centro Universitário Barão de Mauá
    Este estudo objetivou identificar e analisar os erros no preparo de medicamentos em unidade pediátrica de uma instituição hospitalar. Trata-se de estudo descritivo, realizado com quatro profissionais responsáveis pelo preparo dos medicamentos de um hospital do interior do Estado de Minas Gerais, que foram submetidos à técnica de observação estruturante e formulário. Utilizou-se a análise descritiva junto aos dados. Como resultados, destacam-se a inexistência de diretrizes para o preparo de medicamentos, presença de interrupções durante o processo, não utilização das técnicas de lavagem das mãos e de desinfecção de frascos e ampolas. Faz-se necessária a conscientização dos profissionais para a ocorrência e consequências dos erros cometidos pela equipe, como forma de estímulo para a prevenção dos mesmos, através de práticas seguras e efetivas, a fim de ampliar a qualidade da assistência.
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    Erros de medicação: análise do conhecimento da equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem, 2011-09-01) Telles Filho, Paulo Celso Prado [UFVJM]; Praxedes, Marcus Fernando da Silva; Pinheiro, Marcos Luciano Pimenta [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    The aim of this study was to determine and discuss with the nursing staff their knowledge about what represents a medication error, the need to notify such an error and what would be necessary to put in these notifications. This is a descriptive quantitative study, carried out in a hospital, of which 72 professionals took part. Regarding the definition of medication errors, we found that 49 (68%) share the concept adopted in this study. Regarding the need of notification, 67 (93%) declared that there is such a need. As regards the content of the notification, 63 (85%) had a similar concept to the one used in this study. The need to further approach aspects related to medication errors was evident.
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    Automedicação em crianças de zero a cinco anos: fármacos administrados, conhecimentos, motivos e justificativas
    (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013-06-01) Telles Filho, Paulo Celso Prado [UFVJM]; Pereira Júnior, Assis do Carmo [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Departamento de Enfermagem; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Realizou-se a análise dos fármacos administrados, conhecimentos, motivos e justificativas dos pais e/ou responsáveis em relação à automedicação em crianças. Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido em uma Estratégia de Saúde da Família de um município do interior do estado de Minas Gerais, do qual fizeram parte pais e/ou responsáveis pelas crianças em faixa etária de zero a cinco anos, no período de um mês, atingindo o quantitativo de 50 indivíduos. Destacaram-se a autoadministração dos fármacos Dipirona, Paracetamol e xaropes expectorantes. Foram registrados os conhecimentos errôneos 32(64%), seguidos dos parciais 11(22%) e corretos 7(14%). Como motivos, foram constatados os sintomas de febre, com 29 (58%) dos relatos e as justificaticas foram o costume de administrar tais medicamentos e o fato de já estarem disponíveis no domicílio. Faz-se necessária a implementação de estratégias objetivando conscientizar os pais e/ou responsáveis acerca dos problemas oriundos da automedicação.