Departamento de Farmácia
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/0005bf5f-2120-498a-af15-24cfc7df9fac
FAR - Departamento de Farmácia
Browse
1 results
Search Results
Item Estratégias de enfrentamento à retenção e evasão no curso de Farmácia da UFVJM(UFVJM, 2021-12) Oliveira, Leida Calegário; Reis, Angélica Pataro; Vieira, Flaviana Tavares; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriEste livro é um convite para se conhecer um pequeno trecho da História do curso de Farmácia da UFVJM. Inserido no Vale do Jequitinhonha, uma região do estado de Minas Gerais historicamente explorada e com diversas demandas sociais até os dias de hoje, inclusive na área de saúde, o curso de Farmácia tem o desafio de formar farmacêuticos “com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de complexidade do sistema de saúde, com base no rigor científico e intelectual”. Assim, é inegável que os farmacêuticos egressos deste curso possuem um papel determinante na promoção da saúde e no desenvolvimento sustentável desta região. Por outro lado, os ingressantes no curso por muitas vezes apresentam diversas dificuldades em conteúdos básicos, chegando à universidade com uma bagagem deficiente advinda da educação básica. Este cenário compromete a progressão do estudante desde o início do curso, resultando em sua desmotivação e podendo levar à retenção e evasão. Então, este livro traz o relato de uma parceria rica e inédita entre os estudantes e os docentes do curso de Farmácia, junto com técnicos-administrativos e docentes de outros cursos e setores da UFVJM, em um esforço conjunto para melhorar o fluxo acadêmico e a diplomação, por meio do projeto de ensino “Bases Formativas para Melhoria do Fluxo Acadêmico no Curso de Graduação em Farmácia da UFVJM”. Conforme se verá ao longo dos capítulos deste livro, no projeto de ensino foram trabalhados eixos de conteúdos básicos, incluindo os fundamentos de Matemática, Biologia, Química e Português. Para além da capacitação nestes conteúdos, o projeto foi se expandindo para desenvolver outras vertentes relacionadas com a vida acadêmica e que impactam no cotidiano dos estudantes, como as técnicas de estudo e aprendizagem, fontes de pesquisa e como fazer a consulta, técnicas de atenção plena e os aspectos psicológicos. Além disso, duas produções textuais de discentes vinculados ao projeto de ensino são apresentadas nos capítulos seguintes. Por fim, o livro se encerra apresentando a contribuição valiosa da FarBio – Empresa Júnior de Farmácia ao curso de graduação, com destaque para os temas de gestão farmacêutica e empreendedorismo.