GEO - Livros, capítulos de livros e folhetos
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Item Experimentos práticos em Geociências(UFVJM, 2013) Piuzana, DanielleApresentamos nesta cartilha experimentos ligados às Geociências, mais especificamente `a Fisiologia da Terra, unidade curricular oferecida ao longo dos dois primeiros anos para discentes do Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A ideia geral de conteúdo da Fisiologia da Terra é conhecer a Terra e seus geossistemas: litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera além de contextualizar mudanças que ocorreram no planeta ao longo do tempo geológico. O plano de ensino da turma do primeiro semestre de 2013 buscou o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas em sala de aula, a divulgação de suas ações em eventos acadêmico-científicos e a elaboração e publicação de material didático-pedagógico por alunos e professores do ensino básico e público em geral. Portanto, esta cartilha é a concretização de um dos objetivos da turma de Fisiologia da Terra do primeiro semestre de 2013: levar por meio de práticas lúdicas o entendimento de processos que ocorrem tanto no interior do Planeta Terra como em seu exterior, mostrando interações entre suas camadas. O nosso objetivo não é a produção de práticas científicas, mas elencar experimentos que possam ser replicados em espaços de divulgação científica ou em escolas para um melhor aprendizado, a um baixo custo operacional. Alunos matriculados na unidade curricular de Fisiologia da Terra se dividiram em treze (13) grupos de trabalhos práticos, apresentados no dia 12 de Agosto de 2013 no espaço do Projeto GAIA. Os trabalhos práticos vinculados a processos atmosféricos, litosféricos, `a Tectônica de Placas e a evolução da vida ao longo do Tempo Geológico foram avaliados por diferentes olhares: Profa. Mariana Lacerda (professora do Instituto de Geociências da UFMG); Prof. Marcelino Morais (prof. do BHu e da Licenciatura em Geografia) e por 6 crianças: João e Francisco Piuzana Rosa, Gabriel e Mariana Martins, Samuel Rodrigues e Ana Cecília, os quais agradecemos muito pela contribuição e alegria no momento da exposição.Item Minerais em Infográficos(UFVJM, 2017)Item Observatório do sistema solar do Projeto GAIA(UFVJM, 2013) Piuzana, Danielle; Morais, Marcelino SantosO núcleo do Sistema Solar é uma das primeiras cartilhas da Coleção GAIA que versa sobre a formação deste sistema e suas principais características. Aprendemos que o Sistema Solar é a região do espaço sob a gravitação do Sol, uma estrela amarela convencional, que brilha de forma estável há cerca de 5 bilhões de anos. Sabemos também que o nosso Sistema Planetário é composto pelo Sol, oito planetas reconhecidos (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), planetas anões, vários satélites naturais (Luas), e inúmeros corpos menores como asteroides e cometas. A Astronomia é a ciência que estuda os astros e fenômenos astronômicos. O céu estrelado sempre foi motivo de encantamento e estudos, o ser humano estuda os astros por séculos. Os primeiros registros desta atividade datam cerca de 7.000 anos em lugares como a China, Babilônia e Egito. Vários trabalhos científicos informam que há gravuras rupestres que datam aproximadamente 4.400 anos atrás que registram a passagem de cometas e meteoros, além de outros fenômenos ligados ao céu. Até o século XII, o progresso do conhecimento astronômico baseava-se na observação visual e em teorias que muitas vezes se misturavam com práticas da Astrologia. Asprimeiras civilizações observavam os astros e os fenômenos celestes em buscas de explicações para os fatos mais relevantes de sua vida cotidiana, principalmente fatos relacionados à medição do tempo e às atividades agrícolas. A Astronomia é um dos conteúdos mais interdisciplinares, passando por Física, Química, História da Ciência, Matemática, entre diversas outras áreas na qual pode ser inserida. Apesar de a Astronomia exercer grande fascínio nos estudantes e de ser indicada pelos PCN’s no eixo temático “Terra e Universo”, muitos jovens ainda desconhecem os fenômenos astronômicos e suas explicações científicas. Para vários estudiosos essas dificuldades talvez ocorram porque para entender os modelos que explicam os fenômenos astronômicos é necessário um grande grau de abstração. Os autores afirmam que há necessidade de trabalhar com modelos tridimensionais, assim como a produção de materiais que possibilitem a compreensão do que está sendo estudado. O PCN (BRASIL, 1998) ressalta que o ensino de ciências deve ser feito por diferentes métodos ativos como: jogos, experimentos, observações, comparações de diferentes textos, já que tais métodos despertam o desejo dos estudantes por aprender e conferirsentido aos conteúdos abordados pelas Ciências Naturais não deixando lacunas na sua formação, por isso na segunda parte desta cartilha apresentamos a forma como foi elaborado o material representativo e artístico do núcleo Observatório do Sistema Solar para que este possa ser “replicado” (da forma mais aproximada possível) por professores do ensino básico nos laboratórios das escolas de uma forma interdisciplinar. Por exemplo: as escalas de representação de astros (matemática e ciências), suas composições químicas (química, física e ciências), os nomes dos astros e sua ligação com a mitologia (filosofia, história, línguas) e por fim a correlação de todos os astros e o Planeta Terra e todas suas geosferas que permitem a vida o âmbito planetário (geografia e ciências).