DCB - Artigos publicados periódicos
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/6b058da9-8a93-499a-9ca3-f9269e003ec7
Browse
3 results
Search Results
Item Diabetes crossword puzzle game(Journal of Diabetes Research and Therapy, 2018-03-16) Silva, Edson da; Toledo, Marileila MarquesItem The misuse of social media and the propagation of incorrect information about diabetes.(Journal of Diabetes Research and Therapy, 2019-02-05) Silva, Edson da; Toledo, Marileila MarquesItem Análise de vídeos do YouTube sobre judicialização da saúde: proficuidade da informação audiovisual gratuita no Brasil(Research, Society and Development, 2022-07-15) Gomes, Alcinéia Flávia; Silva, Edson da; Silva, Rosiane Rosa; Magalhães, Kênia Guimarães Rodrigues; Nunes, Ana Paula NogueiraObjetivo: Avaliar os vídeos brasileiros mais vistos no YouTubesobrejudicialização do acesso à saúde pública no Brasil para avaliar a popularidade, a fonte e a utilidade do conteúdo informado ao público. Metodologia: Estudo observacional, transversal, semiquantitativo realizado no YouTubeem 21/04/2020, usando o termo “judicialização da saúde”. Foram considerados os cem vídeos mais visualizados no país e excluídos aqueles não gravados em português,não relacionados à judicialização da saúdepública,duplicadose com mais de 50 minutos. Resultados: Dos 100 vídeos do estudo, 29 foram excluídos e 71 atenderam os critérios de inclusão, foram assistidos e analisados, resultando: 115.342 visualizações; 2.031 reações gosteie 84não gostei; 96 comentáriose mais de 18 horas de duração. Os órgãos do poder executivo, legislativo ou judiciário constituíram a principal origem de carregamento dos vídeos (n=21; 29,58%) e os profissionais do direito a principal origem de apresentaçãoou autoria.Os níveis de utilidade do conteúdo dos vídeos, a duração em minutos (p=0,0008) e o número de visualizações (p=0,0040) foram maiores na categoria moderadamente útil. Além disso, a duração e o número de visualizações foram significativamente mais baixos na categoria não útil. Conclusões: O estudo evidenciou que os vídeos do YouTubeanalisados são populares, têm abundância de fontes,seus conteúdoscontam com pouca utilidade e foram desenvolvidos principalmente por profissionais ou segmentos do direito e da saúde. Nestes termos, entende-se que utilizar tais vídeos como fonte de informação sobre o tema não pode ser a principal recomendação ao usuáriodessa rede social virtual.