ZOO - Trabalhos apresentados em eventos
Permanent URI for this collectionhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/collections/15c0ea3e-ad8d-4c79-b1ee-3ac4e1c4230c
Browse
Search Results
Item Utilização de norma de reação por meio de variância residual heterogênea para estudo de valores genéticos de desempenho de codornas de corte em função de níveis de treonina na dieta(UFVJM, 2015) Littiere, Thayssa de Oliveira [UFVJM]; Faria, Gabriela Queiroz de [UFVJM]; Campos, Francelly Geralda [UFVJM]; Matos, Clarisse Ribeiro [UFVJM]; Souza, Karine Aparecida Rodrigues de [UFVJM]; Costa, Leonardo da Silva [UFVJM]; Silva, Aroldo Alves e [UFVJM]; Bonafé, Cristina Moreira [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O presente trabalho foi realizado com objetivo de avaliar a sensibilidade dos valores genéticos às mudanças do gradiente ambiental (níveis da relação treonina com a lisina) em dietas fornecidas às codornas de corte, sobre o período de 1 a 21 dias de idade, em duas linhagens de codornas de corte, LF1 e LF2, por meio de Modelos de Regressão Aleatória, utilizando Normas de Reação. Os dados utilizados neste estudo são provenientes de 915 codornas de corte da linhagem LF1 e 839 da linhagem LF2, pertencentes ao Programa de Melhoramento Genético da Universidade Federal de dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Foram avaliados os pesos corporais das aves ao nascimento, 7, 14, 21, 28 e 35 dias de idade, com níveis de 0,66, 0,71, 0,76, 0,81 e 0,86% da relação treonina: lisina na dieta. As sensibilidades dos valores genéticos às mudanças nos níveis da relação treonina: lisina (interação genótipo X ambiente) foram obtidas por Modelos de Regressão Aleatória (utilizando Normas de Reação) por meio do programa WOMBAT que utiliza o princípio da Máxima Verossimilhança Restrita (REML). Animais selecionados em um nível de treonina podem não expressar todo seu potencial genético quando criado em um nível diferente desse aminoácido. Esse comportamento indica sensibilidade de valores genéticos aditivos as mudanças ambientais, o que caracteriza a existência de interação genótipo x ambiente.Item A endogamia na produção animal(UFVJM, 2015) Rodrigues, Rúbia Francielle Moreira [UFVJM]; Bonafé, Cristina Moreira [UFVJM]; Lobato, Stella Indira Rocha [UFVJM]; Oliveira, Carolina Paula Gonçalves de [UFVJM]; Diana, Thiago Ferreira [UFVJM]; Rodriguez Rodriguez, Maria Del Pilar [UFVJM]; Ferreira, Talita Andrade [UFVJM]; Litiere, Thayssa de Oliveira [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Departamento de ZootecniaItem Capacitação de estudantes de escolas agrícolas do Piauí como estratégia de estímulo e fortalecimento da produção de raças nativas(UFVJM, 2015) Almeida, Maíra da Silva [UFVJM]; Carvalho, Débora Araújo de [UFVJM]; Almeida, Marcos Jacob de Oliveira; Pedreira, Marcelo Mattos [UFVJM]; Bonafé, Cristina Moreira [UFVJM]; Pires, Aldrin Vieira [UFVJM]; Moreira, Rosane Lemes [UFVJM]; Sousa, Pacelli Rodrigues de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Departamento de Zootecnia; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio-Norte; Universidadede Federal do Piaui (UFPI). Departamento de Zootecnia; Universidade Federal do Piauí (UFPI). Centro de Ciências BiológicasObjetivou-se com o trabalho prover aos filhos de agricultores familiares via escolas agrícolas inovações tecnológicas que possibilitam a produção sustentável, com implantação de Unidades de Transferência de Tecnologia - UTTs de animais nativos nas Escolas Agrotécnicas e Famílias Agrícolas, proporcionando alternativas para inserção dos alunos no mundo do trabalho e geração de oportunidades de melhoria de qualidade de vida. O trabalho foi executado pela Embrapa, através de sua unidade Meio – Norte, localizada em Teresina no Estado do Piauí, desenvolvido no período de julho de 2012 a janeiro de 2014 em parceria com outras instituições como: BNB, SEDUC, AEFAPI, SDR, EMATER, CODEVASF, CONAB, SEBRAE, CAT, MDA, SENAR, em 10 escolas agrícolas do Piauí, sendo destas 9 Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) que são coordenadas pela AEFAPI e uma Escola Agrotécnica coordenada pela SEDUC. Estas instituições de ensino estão localizadas em 09 municípios diferentes, abrangendo todas as regiões do Estado. O Projeto “Produtores do Futuro” através das Escolas Agrícolas promoveu a capacitação e o treinamento dos jovens rurais por meio de cursos profissionalizantes, palestras educativas e informativas, dias de campo, oportunizando a qualificação e a preparação para atuar no mundo do trabalho. Ainda há muito a ser realizado, porém os resultados prévios mostram é possível criar alternativas de exploração agropecuária no Nordeste brasileiro, com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias adequadas a cada localidade.